Campanha do Sesc-PR colabora com Banco de Leite Materno

Na próxima semana, de 23 a 27 de agosto, as unidades do Sesc-PR vão receber doações de potes de vidro de até 400 ml, de preferência com tampas plásticas, usados pelos bancos de leite para armazenamento do produto. A iniciativa faz parte da campanha “Agosto Dourado”, de incentivo à amamentação. As doações recebidas serão esterilizadas e utilizadas pelo hospital para acondicionar leite humano para alimentar bebês prematuros.

Além dos frascos, as lactantes também podem procurar o Banco de Leite, na Santa Casa de Campo Mourão, para fazer a doação. O site https://rblh.fiocruz.br mostra a localização e o contato de todos os bancos e postos de coleta do Brasil, assim como as informações necessárias para tornar-se uma doadora de leite humano.

No Brasil diversas ações são realizadas durante o mês de agosto com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da amamentação e os benefícios que ela traz para mães e bebês. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 40% das crianças de até seis meses de idade são alimentados exclusivamente de leite materno.

A recomendação é de que o leite materno seja o único alimento do bebê nos seis primeiros meses de vida. A OMS e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno seja complementado até os dois anos ou mais, sem prazo para sua interrupção, podendo ser mantida enquanto for prazerosa para a mãe e o bebê.

Em 1998 o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com foco principal na redução da mortalidade infantil.