Campo Mourão abre campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes
O município de Campo Mourão abriu nesta quinta-feira (18), as atividades referentes a Campanha “Maio Laranja”, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. As ações são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social (CREAS). O objetivo é mobilizar e convocar a população para o engajamento contra a prática.
Durante o dia de hoje, atividades serão realizadas referente a campanha. Às 8 horas, foi feita a fixação de faixa alusiva a campanha em frente a prefeitura. Às 9 horas, será realizado o cerimonial de abertura da campanha com apresentação Teatral do Circo Teatro Sem Lona “O Medo de Terezinha”, no teatro municipal. A apresentação será repetida às 14h30 no mesmo local. Já às 13h30, será feita a fixação de outra faixa alusiva a campanha no Fórum de Justiça da cidade e às na Delegacia da Mulher.
O dia 18 de maio foi instituído por meio de lei federal em função da morte da menina Aracelli, em Vitória (ES), que aos oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Este ano a campanha tem o slogan: “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O movimento tem como símbolo a flor Gerbera de cor laranja, o que deu origem ao nome “Maio Laranja”.
Em Campo Mourão, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realiza o acompanhamento com atendimentos psicossociais às crianças, adolescentes e seus familiares. Em 2022, o CREAS registrou 120 acompanhamentos e 29 novos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Neste ano, de janeiro a abril, são 99 acompanhamentos e 12 novos casos. Estima-se que esses números sejam ainda maiores por falta de denúncias de muitos casos.