Campo Mourão amplia número de vagas nos CMEIs
Somente no ano de 2024, a administração municipal de Campo Mourão, por meio da Secretaria de Educação, ampliou 144 novas vagas nos Centros de Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Foram 80 no CMEI Vera Karam (Lar Paraná), 41 no Doce Magia (Tropical 1) e 23 no Amor Perfeito, recém-reformado (Lar Paraná).
Para 2025, a previsão é ampliar ainda mais a oferta, com o aluguel do Centro de Educação (Cedus), no Jardim Pio XII, e a construção de duas novas unidades, no Lar Paraná e Novo Centro. Os recursos para as obras foram liberados pelo governo do estado. Além disso, haverá, ainda, as vagas deixadas pelas crianças do Maternal 3, que passam a ser atendidas nas escolas.
A lista de espera costuma zerar com as matrículas no início de cada ano, mas a demanda surge de forma rotineira. “Muitas mães procuram vagas assim que a criança nasce, outras por transferência de endereço, de cidade, e assim quase todo dia tem criança entrando na fila de espera durante o ano”, esclarece a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano.
O município conta com 22 CMEIs e uma capacidade total para 2.042 alunos. Nessas instituições, são atendidas crianças de zero a três anos de idade, e o preenchimento da vaga leva em conta a ordem de cadastro na lista de espera de cada unidade, publicada no portal do município. O mês de agosto de 2024 fechou com 85 vagas em 11 unidades.
A secretária explica que a matrícula das crianças com menos de quatro anos na rede pública municipal é facultativa aos pais e que a legislação garante o direito da vaga à criança, na ordem de inscrição na lista de espera. “Muitos confundem, reclamando prioridade porque a mãe trabalha e não tem com quem deixar a criança. Mas a legislação não leva em conta a situação de cada mãe, e sim a ordem na fila de espera”, reforça a secretária.