Campo Mourão começa imunizar população em geral contra Covid a partir desta sexta

A campanha de imunização contra o coronavírus (Covid-19) está avançando mais rápido em Campo Mourão com as novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde e o esforço conjunto entre Secretaria de Saúde, profissionais da área e município. Esta semana, a cidade está com a campanha “Acelera Vacinação” para atingir o maior número possível de pessoas com a imunização. A novidade é que a partir desta sexta-feira (11), a vacinação será aberta à população em geral na faixa etária dos 56 aos 59 anos. Veja abaixo a programação. Até essa quarta-feira (9), o município aplicou 36.178 doses da vacina contra corona, sendo 25.470 referentes à primeira dose e 10.708 à segunda.

“Estamos acelerando o processo de vacinação. Recebemos do Governo do Estado em torno de mais 4 mil doses. Por isso esta semana tem vacinação todos os dias para duas ou três categorias e idades. Como chegou este número grande de vacinas, decidimos vacinar na sexta-feira (11) pessoas na faixa etária de 56, 57,58 e 59  anos. Com essas vacinas aplicadas iremos chegar perto de 30 mil pessoas. Isso quer dizer que estaremos vacinando 40% da população adulta de Campo Mourão”, destacou o prefeito Tauillo Tezelli.

Segundo ele, conforme ‘a vacina vai chegando o município vai aplicando’. “Não armazenamos vacinas. O que queremos é que mais pessoas de nossa cidade sejam vacinadas o mais rápido possível. Toda essa vacinação traz algum desconforto. Temos que restruturar nosso esquema de saúde, estruturar mais equipes de vacinação. E a secretaria de Saúde fez toda esta programação esta semana para chegar mais rápido possível esta vacina no braço das pessoas”, ressaltou.

O secretário da Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, reforçou que o compromisso do município é vacinar toda a população o mais breve possível. “E esta semana temos o “Acelera Vacinação” em Campo Mourão. É para bater o recorde de vacinação em menos tempo possível para que possamos imunizar a população”, frisou.

Segundo ele, esta semana já foram imunizados trabalhadores da saúde, educação, segunda dose para trabalhadores da Ação Social (que estão 100% vacinados), pessoas com comorbidades de 18 anos para cima, assim como gestantes e puérperas.

Cronograma da vacina

Nesta quinta-feira (10), serão vacinadas com a primeira dose, pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais. É necessário levar atestado médico ou documento comprobatório. A imunização para este público será realizada das 8h30 às 12h30, na Casa da Cultura e na Unespar (drive thru). Também hoje, das 13 às 16 horas, serão vacinados, no presídio, com a primeira dose, trabalhadores do sistema prisional.

No mesmo horário, na Casa da Cultura e Unespar (drive-thru), serão vacinados com a primeira dose, profissionais da área da saúde com 50 anos ou mais (biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, médicos veterinários, terapeutas ocupacionais, odontólogos e profissionais de educação física). É obrigatória a apresentação da carteira do conselho de classe, documentos pessoais e comprovante de residência.

Já nesta sexta-feira (11), a vacinação será em três turnos. Na parte da manhã, das 8 às 12 horas) vacinará a população em geral de 59 anos, à tarde (das 12h30 às 16h30) moradores de 58 anos, e à noite das 17 às 21 horas), a população na faixa etária dos 57 anos. A imunização será presencial, na Casa da Cultura, e drive thru, no estacionamento da Unespar. 

Por fim, no sábado (12),  a imunização será destinada à população em geral de 56 anos das 8h30 às 12 horas), também na Casa da Cultura e Unespar. “Ou seja, em dois dias faremos a vacina em  quatro faixas etárias para poder avançar na vacinação. Este é o compromisso que temos, de o mais breve possível imunizar. Tenho certeza que só assim salvaremos vidas”, afirmou o secretário da Saúde.

VEJA TAMBÉM:

>> Mais 3 pessoas morrem de Covid na UPA e Campo Mourão chega a 30 mortes só neste mês