Campo Mourão: empresários devem ficar alerta para evitar golpe do DARF falso

Empresas em Campo Mourão vêm recebendo DARFs Previdenciários e outros documentos de arrecadação de impostos (DARF/DAS) fraudados. Com isso, os empresários devem redobrar os cuidados e ficar alertas para evitar cair no golpe. Escritórios de contabilidade da cidade vêm registrando vários relatos de empresários que receberam DARFs falsos por e-mail.

Nivaldo Aparecido Grego, contador de um escritório de contabilidade na área central do município, comentou que nos últimos dias vários empresários, clientes do escritório onde atua, informaram sobre o recebimento de DARFs falsos para pagamento.

Ele disse que os criminosos geralmente se aproveitam da confiança que os contribuintes depositam em seus contadores e escritórios de contabilidade para aplicar o golpe. Os estelionatários enviam e-mails fraudulentos, em nome de empresas sérias, conhecidas ou de contadores, com DARFs anexados. A aparência do documento é extremamente similar ao original, mas a armadilha está no código de barras que, quando escaneado, direciona o pagamento para contas bancárias dos golpistas, ao invés de ir para os cofres públicos. “A guias de pagamento enviadas pelos criminosos são ‘quase perfeitas’, com razão social, valores e código de barras, o que facilita as vítimas a caírem no golpe”, observou.

Grego alertou que o empresário deve ficar atento na hora de confirmar o pagamento de um DARF. Quando o DARF é real, por exemplo, aparece a sigla “RFB-DARF”, indicando que o destinatário da operação é a Receita Federal. “Se tentar pagar a guia falsa o contribuinte vai ver um nome diferente de pessoa ou empresa. Na dúvida, consulte seu contador”, informou.

O contador disse também que tanto a Receita Estadual quanto a Receita Federal não encaminham e-mail com guias de cobrança ao contribuinte. “Quem envia esses documentos são os escritórios de contabilidade. Se receber e-mail com endereço eletrônico da Receita Estadual ou Federal, desconfie”, orientou. “Caso receba um e-mail assim, verifique com seu contador a autenticidade do tal DARF antes de realizar o pagamento. E, havendo suspeita de alguma pendência com o Fisco, utilize o Portal e-CAC ou fale com o seu profissional contábil de confiança”, afirmou

O contador acrescentou que além dos DARFs falsos, também é comum a circulação de guias falsas do Simples Nacional. As guias, igualmente enviadas por e-mails, possuem o mesmo objetivo de desviar os pagamentos de tributos para contas de terceiros mal-intencionados.

Dicas importantes para não cair em golpes

  • Verificação de origem: Sempre verificar a autenticidade dos e-mails recebidos, especialmente aqueles que contêm documentos de cobrança;
  • Consulta Direta: Em caso de dúvida, entrar em contato diretamente com o contador ou escritório de contabilidade para confirmar a veracidade do documento;
  • Verificação do Código de Barras: Conferir o código de barras dos documentos com os valores e informações correspondentes no site da Receita Federal antes de realizar qualquer pagamento.