Campo Mourão está entre as cidades que mais geraram emprego no PR no mês de março
Balanço do Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Condecam) e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), com base em números do Ministério da Economia, aponta que Campo Mourão está entre os municípios que mais geraram emprego no Paraná no mês de março. No período a cidade teve saldo positivo de 185 postos de trabalho, resultado de 1.392 admissões contra 1.207 demissões.
Com o desempenho, Campo Mourão atingiu o 5º lugar entre os municípios de médio porte do Estado que mais geraram empregos em março, no Estado. O mercado de trabalho foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que criou 153 vagas; indústria (39); e o comércio (17).
Para o diretor da Seidec, Rosinaldo Cardoso, a geração de empregos na prestação de serviços ‘desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico local’. “Em primeiro lugar, o setor de serviços geralmente abrange uma ampla gama de atividades”, afirmou.
Como resultado, a diversificação desse setor contribui para o crescimento econômico, tornando a região menos dependente de setores específicos. “A criação de empregos na prestação de serviços também pode estimular o crescimento de pequenas e médias empresas, pois muitos serviços são oferecidos por empreendedores locais. Isso fomenta o empreendedorismo, a inovação e a competição saudável no mercado, promovendo um ambiente de negócios dinâmico e vibrante”, ressaltou Cardoso. Do outro lado da ponta, o professor observou que no setor da construção e agropecuária, as demissões superaram as admissões em março.
Atividades em destaque
No mês de março, se destacaram as seguintes atividades na geração de empregos em Campo Mourão: monitoramento de sistemas de segurança eletrônico – 48 novos postos de trabalho, fabricação de produtos de papel (42), e serviços combinados de escritório e apoio administrativo (32 vagas).