Campo Mourão faz lançamento da 4ª edição do Pint of Science nesta quinta-feira

A 4ª edição do “Pint Of Science”, evento destinado a ensinar ciência de forma divertida e descontraída nos bares da cidade, terá o lançamento em Campo Mourão nesta quinta-feira (9), às 19h30, no bar Passeio Seo Silvestre. Professores da UTFPR vão explanar sobre “Física Mágica”, explicando conceitos da Física por meio de mágicas e experimentos lúdicos.

O evento será realizado simultaneamente com outras 500 cidades em 25 países entre os dias 13 e 15 de maio. Este ano o Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival: 179 municípios. Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida.

Na abertura oficial, na segunda-feira (13), a noite será dedicada às mulheres pesquisadoras. O evento ocorre no Eden Beer e Bendito Bar. Na terça-feira (14) no Cayenna Steak House e 609 bar, e na quarta-feira (15) no Santo Antônio Bar e Entorna Madalena Retrô. Não há reserva e o início é sempre as 19h30.

“Campo Mourão já abraçou o evento e o público também entendeu a proposta. É uma oportunidade descontraída de conhecer os trabalhos dos pesquisadores de Campo Mourão bem como de levar a ciência a todas as camadas da sociedade, em um formato que coloca a cidade em um evento simultâneo e internacional”, observa Eduardo Akira Azuma, coordenador local do evento.

O Pint Of Science é realizado pela IDEA5 e Centro Universitário Integrado, com apoio da UTFPR; Unespar; Faculdade Unicampo; Codecam; SRI Centro Ocidental; Ecossistema de Inovação; Calvary Impact Hub e Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento de Campo Mourão.

Origem

Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas decidiram sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas. Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.