Campo Mourão ganha Ecossistema de Inovação Agropecuária da Comcam

A região de Campo Mourão acaba de ganhar um Ecossistema de Inovação Agropecuária Centro Ocidental (Comcam). O sistema foi lançado oficialmente na sede da Coamo Agroindustrial Cooperativa, recentemente, quando na ocasião foi assinado Termo de Intenções com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O termo reconheceu o ecossistema de inovação agropecuária existente na região e estabeleceu estratégias para a implementação de iniciativas conjuntas, entre os subscritores, para estimular a inovação no agronegócio a partir dos ativos de conhecimento, de mercado e o capital social que a região já possui.

A negociação do termo com as organizações foi conduzida pela Câmara do Agronegócio do Codecam e pela Agroi9 Incubadora, integrando um conjunto de iniciativas desenvolvidas, entre 2018 e o início de 2024, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento econômico local e regional, a partir do agronegócio. No Brasil, há apenas 15 ecossistemas reconhecidos pelo MAPA, sendo que quatro deles estão no Paraná. O mais novo é o de Campo Mourão e região.

Para criar o ambiente institucional adequado à assinatura, diversas outras ações foram realizadas pelo município, a partir de propostas feitas pela Câmara, incluindo a elaboração de uma Política Municipal de Inovação Agropecuária (2023) e da estratégia para implementá-la (2024), a elaboração do anteprojeto da Lei Municipal de Promoção da Sustentabilidade/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2023), para estimular ações de sustentabilidade e a elaboração dos anteprojetos de lei (2022) para a regulamentação da tecnologia 5G, em Campo Mourão, com o objetivo de agilizar a conectividade no campo e na área urbana.

Foi realizada ainda a elaboração das propostas de isenção tributária para doações a fundos endowment, com foco em inovação, para estimular o financiamento privado da inovação agropecuária; da proposta de um programa municipal de bolsas de estudos para cursos com foco em inovação; e, da proposta para criação de fundo para fomento a pesquisa e desenvolvimento agropecuário, dentre outras.

Além dessas ações, a Câmara do Agronegócio do Codecam propôs a formalização do Sistema Regional de Inovação Centro Ocidental (2023), que passou a funcionar como governança. Também, negociou com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR) e a Fundação Araucária (2023) o financiamento de um diagnóstico dos ativos e dos gargalos existentes na região para a potencialização de novos negócios com foco em tecnologia aplicada ao agronegócio.

Nesse contexto, para mobilizar os atores do ecossistema e mostrar o potencial regional em tecnologia e inovação, em meados de 2023, a Câmara reuniu as organizações do agronegócio, as universidades, ambientes de inovação, empresas, cooperativas, sindicatos, startups, governos e órgãos de apoio e, em conjunto, realizaram a 4ª Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação.

“A expectativa é impulsionar a inovação e estimular pesquisas na área da agropecuária na Comcam, região que tem um papel de destaque no agronegócio paranaense. O ecossistema vai contribuir com o objetivo do governo de transformar o Paraná no supermercado do mundo”, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cezar Bronzel, também destacou a importância do projeto. “Os pesquisadores das universidades da região possuem muito conhecimento e nós queremos aproveitar esse importante ativo regional para atender as necessidades do nosso setor”, avaliou.