Campo Mourão na ciclorrota do programa Pedala Paraná
Campo Mourão está entre os municípios que vão integrar uma das 80 ciclorrotas do programa Pedala Paraná, lançado esta semana pela Superintendência Estadual de Esporte. “Esse evento simbolicamente é muito importante para o Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante a pandemia”, disse o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski. O site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.
Segundo ele, as ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. “Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, reforçou. Ele explica que o Governo do Estado instalará placas de sinalização e totens de atendimento aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas.
O programa Pedala Paraná é realizado por termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.
“Esse programa vai incentivar o cicloturismo, as pessoas que pedalam e valorizar especialmente as comunidades rurais, fomentando um ramo do turismo que vem crescendo em todo o Brasil”, destaca Diego Reis Pereira, que lidera o grupo Eco Bike, o mais antigo de Campo Mourão, que conta mais de 1.500 participantes. No município existem ainda os grupos Pebasauros e Pedaleiros, o que totaliza pelo menos 2.000 ciclistas.