Campo Mourão promove campanha de conscientização contra diabetes nesta quinta-feira
Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes (26 de junho), a secretaria de Saúde de Campo Mourão promoverá uma campanha de conscientização contra a diabetes nesta quinta-feira (30). A prefeitura instalará uma tenda na praça São José, das 8 às 11 horas.
No local, serão realizados testes rápidos e orientações sobre a doença. A Campanha de Conscientização também será promovida nas Unidades Básicas de Saúde durante esta semana, com orientações e solicitação de exames.
“O paciente que apresentar alguma queixa dos sintomas característicos de diabetes, realizará os exames necessários para diagnóstico ou descarte dessa doença. Se este paciente for diagnosticado com diabetes, iniciaremos o tratamento e acompanhamento do mesmo com a equipe de saúde”, esclarece a gerente da Atenção Básica, Suelen Lima.
O diabetes, ou Diabetes Mellitus, é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras.
Em Campo Mourão 5.619 pessoas estão diagnosticadas de diabetes e em acompanhamento. “É necessário o diagnóstico e tratamento para evitar as complicações da doença”, enfatiza Suelen.
Tipos de diabetes
Há vários tipos de diabetes entre eles: tipo 1: O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina; tipo 2, as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade; diabetes gestacional, ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe; e diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas e uso de certos medicamentos.
Os principais sintomas da doença são: poliúria – a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia); aumento do apetite; alterações visuais; impotência sexual; infecções fúngicas na pele e nas unhas; feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar; neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas e distúrbios cardíacos e renais.
A doença tem alguns fatores de risco como: obesidade (inclusive a obesidade infantil); hereditariedade; falta de atividade física regular; hipertensão; níveis altos de colesterol e triglicérides; medicamentos, como os à base de cortisona; idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo 2); estresse emocional, entre outros.