Campo Mourão recebe relíquia de São Francisco de Assis no dia 19 com missa na Catedral; veja programação
A cidade de Campo Mourão receberá na segunda-feira da próxima semana, dia 19, a peregrinação com a relíquia de São Francisco de Assis. Um pedaço do osso do fêmur de um dos santos com mais fiéis da Igreja Católica chegará primeiramente à Catedral São José São. A recepção será às 7 horas, com celebração de uma missa. A programação, repassada à imprensa na manhã desta segunda (12), foi confirmada pela Igreja Católica.
A exposição da imagem e da relíquia será feita em missas e momentos de oração da Igreja Católica. No dia 19, por exemplo, será realizado um momento de oração na Paróquia São Francisco de Assis, às 12 horas e missa às 19 hs. No mesmo dia, às 21 horas, será celebrado um momento de oração com a relíquia também na Vila Franciscana.
A programação prossegue no dia 20, com momento de oração no Carmelo a partir das 9h30 e na Paróquia Nossa Senhora Perpétua Socorro às 17 horas, além de missa às 19 hs. Já no dia 21, será realizada uma celebração de entrega da imagem e relíquia às 7 horas na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Teixeira).
A ação é em celebração dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS). Segundo a Ordem Franciscana Secular, a imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a relíquia – um fragmento de osso – foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália.
A peregrinação teve início na regional do estado de São Paulo na fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco no dia 20 de setembro de 2015 e tinha previsão de conclusão para o ano de 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Com a situação da pandemia, a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022 e será concluída em abril de 2023.
A peregrinação chegou ao Paraná no dia 8 de agosto, em Curitiba, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, onde ficará alguns dias. Saindo de Curitiba, a relíquia passará por Campo Largo, Ponta Grossa e Guarapuava até chegar a Campo Mourão. No Estado permanecerá até o dia 8 de outubro sendo encaminhada em seguida para a região Centro-Oeste do País.
São Francisco de Assis é exemplo de vida e humildade, por conta da sua vida dedicada a Deus e suas obras, sendo intercessor e padroeiro de duas paróquias na Diocese, em Campo Mourão na vila Teixeira e no distrito de Águas de Juremas (Iretama).
O Santo, um dos mais populares e amado da Igreja Católica, é celebrado no dia 4 de outubro. Um de seus maiores reconhecimentos é devido seu amor e carinho pelos animais, o que tornou religiosamente conhecido como padroeiro dos animais. Além de muito famoso no Brasil e na Itália por abrir mão de toda sua riqueza e se dedicar aos mais pobres e necessitados.
Nascido na cidade de Assis na Itália, em 1182, Francisco foi um religioso italiano e fundador da Ordem dos Franciscanos. Vindo de família rica, uma vez que seu pai era vendedor de tecidos, de modo que sua vida na infância foi de alegria e diversão. Sua graduação ocorreu na escola Episcopal, local em que aprendeu a ler, escrever e, especialmente, contra.
Ele faleceu em 03 de outubro de 1226, aos 44 anos, em virtude de suas doenças. Em uma das passagens históricas, pouco antes de morrer, ele estava na floresta, quando um arcanjo aparece para ele. Assim que a imagem desaparece, o frade nota marcas de sangue nos pés e nas mãos, como se pregos tivessem atravessado. É então que pede para seus discípulos o levarem até Assis, na Itália, para morrer. Dois anos após sua morte é canonizado pelo papa Gregório IX e tem sua igreja de São Francisco de Assis, na Itália, inaugurada em 1256, onde estão guardados os seus restos mortais.
Programação
Segunda-feira (19)
7 horas – Recepção com missa na Catedral São José;
12 horas – Momento de oração na Paróquia São Francisco de Assis;
19 horas – Missa na Paróquia São Francisco de Assis;
21 horas – Momento de oração na Vila Franciscana;
Terça-feira (20)
9h30 – Momento de oração no Carmelo;
17 horas – Momento de oração na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
19 horas – Missa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
Quarta-feira (21)
7 horas – Celebração de entrega da Imagem e Relíquia na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.