Campo Mourão receberá equipamentos do programa educacional “Piá Conectado”
Dez escolas municipais e todas da rede estadual de Campo Mourão e Guarapuava vão receber notebooks e tablets por meio do programa “Piá Conectado”, do governo do Estado, proveniente de uma chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançada em 2018. O programa foi lançado pela Secretaria Estadual da Educação nesta quinta-feira (29), em evento online.
Participaram da reunião que celebrou o contrato com o BNDES, representantes dos dois municípios, convidados e parceiros do projeto, como o secretário estadual, Renato Feder, o representante do Ministério da Educação, Álvaro Carneiro, o superintendente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Julio Costa Leite. De Campo Mourão participaram o prefeito Tauillo Tezelli, a vice-prefeita Fátima Nunes e a secretária municipal de Educação, Tãnia Caetano.
O “Piá Conectado” vai beneficiar 100 por cento das escolas estaduais e 50 por cento das escolas municipais urbanas dos dois municípios paranaenses, somando 27 mil estudantes. Eles vão receber mais de 500 notebooks e 1.000 tablets, um investimento de R$ 5 milhões. A iniciativa foi uma parceria do BNDES com o Ministério da Educação e prevê a destinação dos recursos do Fundo Social do BNDES para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública.
Cerca de 3,6 mil professores das escolas contempladas receberão, a partir da próxima semana, formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação. “A Secretaria da Educação tem sempre apoiado e apostado na formação contínua dos docentes, com trilhas de aprendizado de novas tecnologias, para propiciar uma aprendizagem consistente e atualizada para os alunos”, ressaltou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.
O prefeito Tauillo Tezelli destacou que o investimento em equipamentos de informática aumenta o rendimento e o engajamento dos estudantes, além de promover a inclusão digital, que se tornou ainda mais essencial nas aulas remotas. “Começamos esse projeto em 2018, quando ninguém falava em pandemia e esses equipamentos vão ajudar a recuperar o tempo perdido, diminuindo a diferença da escola pública para a particular. Por isso agradecemos a todos os envolvidos nesse programa, em especial o governador do Estado Ratinho Junior, que sempre tem nos atendido”, enfatizou o prefeito.
Além de todas as escolas estaduais do município, o programa vai contemplar as escolas da rede municipal Bento Mossurunga, Ethanil Bento de Assis, Gurilândia, Parigot de Souza, Paulo VI, Monteiro Lobato, Florestan Fernandes, Nicon Kopko, Urupês e Constantino de Medeiros.