Mulher morre com suspeita de coronavírus em Campo Mourão
Uma mulher de 60 anos de idade, moradora de Campo Mourão, morreu com suspeita de coronavírus (Covid-19). A vítima estava internada no Hospital Santa Casa desde o dia 10 deste mês e morreu ontem (dia 11). O óbito, porém, foi divulgado somente na manhã desta quinta-feira (12), pelo hospital e aguaarda resultado de exame PCR para confirmação da doença.
Campo Mourão tem 1.748 casos de Covid-19, 1.564 recuperados, 140 suspeitos e 473 pessoas monitoradas. A forma com que a doença vem ganhando força novamente na região da Comcam preocupa autoridades de saúde. Campo Mourão, por exemplo, que chegou a registrar em alguns dias, nas últimas semanas, 2 a 4 casos diários é uma das cidades que viu este número voltar a crescer, passando a contabilizar em média 7 a 24 casos por dia.
Para o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, não resta dúvida que a flexibilização das medidas preventivas pelo poder público em alguns municípios e o relaxamento da população estão fazendo o vírus voltar a ganhar força, o que é preocupante.
“Os números falam por si. A todo momento temos lançado notas com orientação, mas infelizmente as pessoas não estão se conscientizando”, lamentou. Ele ressaltou que a pandemia não acabou. “Houve certo declínio nos últimos dias e muita gente achou que já não havia mais riscos. A gente vê festas acontecendo e comércio noturno atendendo normalmente. Muita gente acredita que nem máscara precisa usar mais e o resultado está aí”, alertou o chefe da regional.
A região contabiliza 4.640 casos de coronavírus e 122 óbitos. As mortes ocorreram em Campo Mourão (42); Goioerê (13); Araruna (9); Terra Boa (7); Janiópolis (6); Peabiru (5); Quinta do Sol (5); Ubiratã (5); Barbosa Ferraz (4); Iretama (4); Moreira Sales (3); Campina da Lagoa (3); Altamira do Paraná (2); Engenheiro Beltrão (2); Mamborê (2); Roncador (2); Juranda (2); Corumbataí do Sul (1); Fênix (1); Quarto Centenário (1); Luiziana (1); Nova Cantu (1); e Farol (1).
Nota da Redação
Em Peabiru, a prefeitura contabilizava 6 mortes, porém, como o paciente residia em outro município fora da região, o número foi revisado pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa) e a cidade passou a contabilizar 5 mortes.