Campo Mourão se despede de Deodato de Oliveira, ‘Padrinho da Educação’ no município

Morreu, na noite dessa quarta-feira (2), aos 82 anos, Deodato da Cruz de Oliveira, devido a uma insuficiência cardíaca e pneumonia. Considerado o “Padrinho da Educação” em Campo Mourão, Deodato é lembrado por ter idealizado e apresentado o programa televisivo “Destaque”, na TV Carajás, entre o final da década de 1990 e os anos 2000, e pelo importante papel que desempenhou na educação e cultura locais.

Ele estava residindo no Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Anna desde o último dia 20 de setembro, após receber alta hospitalar. Deodato deixa uma filha e uma neta. O corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Municipal São Judas Tadeu. O sepultamento será nesta sexta-feira (4), às 8h30.

‘Padrinho da Educação’

Com papel de destaque na educação e cultura em Campo Mourão, Oliveira recebeu uma importante honraria do Poder Legislativo em 2007. Trata-se da Moção de Congratulações, em forma de reconhecimento por incentivar a prática da leitura nas escolas e aos acadêmicos, concedendo-lhe o título de “Padrinho da Educação” em Campo Mourão.

De acordo com o documento, aprovado por unanimidade especificamente em 3 de dezembro de 2007, por meio do programa “Destaque”, idealizado e apresentado por ele, assim como a partir das diversas palestras que realizou, Deodato foi homenageado por contribuir com a educação e a cultura no município. Ele abria espaço para todas as instituições de ensino, públicas e privadas, e sobretudo para alunos e professores que se destacaram na época.

O colega de profissão Ivair Porfirio de Lima, que foi cinegrafista na TV Carajás quando Deodato trabalhava como apresentador na emissora, lembrou que o colega tinha ‘habilidade’ com as palavras, pois falava de um jeito ‘calmo’ e ‘compassado’.

A estreia do programa Destaque todos os dias da semana foi em 2001, mas antes disso já era realizado aos sábados, quando o ex-apresentador dividia o palco com o advogado Júlio Queiroga. Posteriormente, o advogado precisou se afastar do programa, devido a suas ocupações profissionais.

Lima ressaltou a importância que Deodato teve para os colegas de televisão, entre os quais ele se inclui. “Ele era de um tal respeito com todos, que era indiscutível e único”, lembrou. O atual responsável técnico em registro da emissora também destacou a relevância que o ex-apresentador teve para valorizar especialmente os professores. “Eu só tenho a agradecer a participação que eu tive na vida dele e que ele fez na minha vida”, expressou Lima.