Campo Mourão sediará evento gratuito sobre inovação, automação e Indústria 4.0

Na quinta-feira (5), das 14 às 18 horas, a cidade de Campo Mourão vai sediar um evento gratuito voltado à exploração das inovações que estão moldando o futuro das empresas e da indústria. Trata-se do encontro Educere.5, em que especialistas compartilharão suas perspectivas sobre a transformação digital e suas aplicações, oferecendo uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que essas mudanças trazem para a indústria e o mercado. Será no auditório da Fundação Educere (Rua São José, nº 2829, Área Urbanizada II).

Cinco palestras fazem parte da programação: 14h25min – “Simulação Computacional: O uso da tecnologia para aperfeiçoamento de produto”, com Juliano Coelho (Instituto Senai) –; 14h45min – “Desafios da Robótica e automação na indústria”, com Rafael Aranha (Droz Robótica e Automação) –; 15h30min – “Robótica Industrial acessível para indústrias de qualquer porte”, com Lucas Viana (Fanuc) –; 16h30min – “Cultura de Inovação e Colaboração”, com Márcia Ferrarezi (3M) –; 17h15min – “Identificando oportunidades de inovação e novos negócios”, com Júlio Diógenes de Souza Nascimento (Azys Inovação).

A recepção e o credenciamento dos participantes começam às 14 horas. A abertura está marcada para as 14h15min. No encerramento, às 18 horas, acontecerá um Networking. Os interessados devem confirmar participação através do link: https://www.sympla.com.br/evento/educere-5-0/2613202. Outras informações podem ser obtidas junto à Fundação Educere ou pelo telefone (44) 998239924.

Luís Danilo de Oliveira, presidente da Fundação Educere, realizadora do evento, acentua que no encontro serão tratados temas determinantes para o futuro das indústrias e das empresas, “mostrando como esses avanços estão impactando a produtividade e a competitividade no setor industrial”, conforme sinaliza.

Jackson Bisi, vice-coordenador do Conselho Temático de Inovação e tecnologia da Fiep e atual presidente Sindimetal/Campo Mourão – instituições que apoiam o evento –, acrescenta: “É imprescindível que as indústrias dediquem a devida atenção às novas tecnologias e à inovação para aumentar a produtividade e se manterem competitivas no mercado. Não é exagero algum afirmar que trata-se de uma questão até de sobrevivência”, finaliza.

A realização é da Fundação Educere, em parceria com o Sistema Fiep, Senai, Sebrae e o SINDIMETAL Campo Mourão. Conta, ainda, com o patrocínio das empresas 3M, Fanuc, Azys e Droz.

Fundação Educere

Criada em outubro de 1997, a Fundação Educere iniciou suas atividades em 2000. A entidade tem como principal mantenedora a empresa Cristófoli Biossegurança. Com o objetivo de estimular o interesse de adolescentes para a área de tecnologia, passou a ofertar, gratuitamente, cursos de eletrônica, mecânica, design e mais recentemente programação.

A partir da percepção do potencial empreendedor de seus alunos, passou a incentivá-los no desenvolvimento de produtos, resultando nas primeiras empresas incubadas e graduadas pela instituição, que é reconhecida nacionalmente como uma das melhores incubadoras do país.

Em 2023, as empresas graduadas pela Fundação Educere geraram um faturamento de R$ 207 milhões. Elas geram 240 empregos de alta especialização. No ano passado, recolheram 33 milhões em tributos.