Campo Mourão tem edição especial da Rota da Fé neste domingo
O município de Campo Mourão realizará neste domingo (24), uma edição especial da Rota da Fé. A peregrinação será na parte da tarde e não de manhã como de costume. Os participantes se concentram às 15 horas, na Catedral São José, de onde iniciarão o percurso. O encerramento será com missa na capela Nossa Senhora do Pilar, na Vila Carolo, às 18 horas.
Conforme a programação divulgada pela organização, os peregrinos seguem em caminhada até a Paróquia Santíssima Trindade, na Igreja Ucraniana. Em seguida, passam pela capela Nossa Senhora do Guadalupe (bairro Novo Centro), com encerramento na capela da Vila Carolo.
Conforme Samoel Kozelinski, um dos organizadores da Rota da Fé, na capela haverá um momento de reflexão e missa às 18 horas. Em seguida, instalação e benção da imagem do Apóstolo São Tiago. “Também haverá sorteio de um cajado personalizado de São Tiago entre os participantes”, informou.
Haverá ônibus para o retorno à Catedral. As inscrições são gratuitas e continuam abertas nas Paróquias. Entre os peregrinos inscritos será sorteado um cajado personalizado do Apóstolo São Tiago Maior.
Rota da Fé
A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza.
Antes do período da pandemia da Covid-19, o movimento de romeiros acontecia a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão e visita, no mínimo, dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico.
A peregrinação passa em duas a três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas e da Diocese e da Região de Campo Mourão.
O movimento tem como finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas a pé, orações, reflexões, penitências e celebrações. Além de uma sadia prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades.
A Rota da Fé é uma prática do Turismo Religioso e Sustentável. Promovida pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas é um evento periódico já consolidado e definitivo na Diocese de Campo Mourão e na Comcam– Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão.