Campo Mourão tem melhor desempenho na geração de empregos em 25 meses, aponta boletim
Conforme boletim de mercado de trabalho, divulgado nessa segunda-feira (1º de abril), pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Seidec), em fevereiro deste ano, Campo Mourão registrou o melhor desempenho na geração de empregos em 25 meses.
De acordo com os números do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), no mês passado, o município registrou um saldo positivo de 278 novos postos de trabalho, sendo que teve 1.513 admissões e 1.235 desligamentos.
Depois de fevereiro de 2022, que teve uma movimentação de empregos formais no município de 360 novos postos de trabalho, fevereiro de 2024 registrou o maior número nesse intervalo de 25 meses. Março do ano passado também ficou com uma média elevada, somando 274 postos.
Conforme ressaltou o diretor da Seidec, Rosinaldo Cardoso, durante esse período, quase 100% dos meses tiveram saldo positivo, com apenas 4 meses ficando no negativo. Comparado a fevereiro de 2023, o mesmo mês deste ano teve um aumento de 70% na quantidade de postos de trabalho. Veja as informações detalhadas no seguinte gráfico organizado pelo diretor, com base nos dados do Novo Caged.
O período de retorno às aulas pode ter contribuído para a maior geração de empregos no município no mês passado, visto que 32 novos postos estavam ligados à fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório, exceto formulário contínuo, e 29 à Educação Infantil – pré-escola. Também se destacou a atividade de transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional – com 48 novos postos de trabalho.
Outro fator considerado relevante pela Seidec, que pode ter impactado a maior geração de empregos, foi a realização da 3ª edição do Festival Campo Mourão no Prato, entre 24 de fevereiro e 9 de março, em 58 estabelecimentos do ramo alimentício. Segundo Cardoso, o evento gastronômico registrou a venda de 21.535 pratos e movimentou R$ 1.047.356,50, cumprindo um dos seus objetivos de gerar emprego e renda, conforme destacou.