Campo Mourão terá a 8ª Caminhada de Conscientização ao Autismo
O Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, será lembrado em Campo Mourão no dia 5 de abril, com a 8ª Caminhada de Conscientização ao Autismo. Este ano, a campanha tem como tema: “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”. O evento é organizado pela Associação dos Amigos Autistas de Campo Mourão (AACMA). Cerca de 1.500 participantes são esperados para o movimento, que terá início às 9 horas, com concentração na Praça da Catedral São José. Abril é o mês de conscientização sobre o autismo.
A caminhada passará pelo comércio da área central. Os participantes estão convidados a se vestirem com a camiseta da associação ou roupas azuis, cor que simboliza o autismo (não é obrigatório). No dia da Caminhada, a AACMA estará vendendo camisetas da associação. Os recursos serão revertidos em prol de ações da entidade, que é formada por voluntários.
O movimento tem como objetivo divulgar informações sobre o autismo, conscientizando a população quanto ao preconceito em relação ao transtorno e também alertar quanto ao diagnóstico precoce para tratamento. Durante a caminhada, será feita a distribuição de panfletos explicativos sobre o tema.
O movimento será realizado a nível nacional e mundial. Várias cidades farão a caminhada durante abril, o mês do autismo. O evento reunirá autistas, pais dos autistas, grupos de motociclistas, ciclistas e igrejas, profissionais da saúde, rotarianos, escolas, faculdades, sociedade civil organizada e a população em geral.
“Nosso principal objetivo é levar informações sobre o autismo ao conhecimento de mais pessoas para ajudar estas pessoas [autistas] a vencer o preconceito que ainda é grande na sociedade. Através da mobilização, queremos também chamar a atenção da sociedade para o número crescente de diagnósticos, no sentido de que possa haver um movimento de inclusão dessas pessoas [com autismo]. Precisamos inseri-los na sociedade. E para isso precisamos do apoio da população. E só com informação vamos conseguir isso”, declarou a AACMA. Fundada no ano de 2014, a entidade conta com cerca de 190 famílias cadastradas e atende mais de 30 crianças, com serviços de pedagogia, musicoterapia e assistência social.
O autismo é um distúrbio complexo. Tem causas diferentes, diversos sintomas que variam conforme a idade, e pode se manifestar em graus radicalmente díspares. Sobre as causas, a ciência ainda sofre para determiná-las com exatidão. Pesquisas antigas e numerosos estudos recentes apontam para o componente genético como uma das principais origens da doença, embora possa ser provocada por encefalites e infecções virais.
Atualmente, os tratamentos para autismo se baseiam em medicamentos e atividades pedagógicas. Os remédios são importantes nos casos mais graves porque as crianças são agitadas e costumam se autoagredir. No aspecto pedagógico, há algumas técnicas que permitem um desenvolvimento cognitivo para favorecer a autonomia e a aprendizagem.
Dia de Conscientização
O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão. Em 14 de abril de 2018, a então presidente em exercício do Brasil e presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, sancionou a lei que institui o dia 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.
A cor azul é frequentemente associada ao autismo devido às suas conotações de tranquilidade, serenidade e leveza, sentimentos que podem trazer conforto e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma escolha que também reflete a maior prevalência do autismo entre meninos.