Campo Mourão terá Pet Day e feirinha de adoção da PAIS no próximo sábado

Será realizado no próximo sábado (dia 2 de outubro), em Campo Mourão, o Pet Day – Dia do Animal de Estimação. O evento será na Praça São José a partir das 9 horas. Dentro da programação será realizada também a primeira feirinha de adoção da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) desde o início da pandemia da covid-19.

Os participantes poderão ainda fazer a benção dos animais a partir das 10 horas com distribuição de medalhinhas bentas de São Francisco para os animais presentes e ainda receber dicas de cuidados do seu pet com médicos veterinários. O Pet Day será realizado em parceria com o Centro Universitário Integrado. “Será um momento de descontração onde o tutor poderá levar seu animal para um momento de lazer”, comentam os organizadores.

Feirinha

A feirinha de adoção da PAIS, no sábado, será a primeira em mais de um ano. Por conta da pandemia, o evento foi paralisado devido a restrições sanitárias. A última feirinha realizada pela entidade foi em novembro de 2019. Interessados vão encontrar no local cães e gatos à procura de um novo lar.

Atualmente a PAIS tem cerca de 400 animais abrigados, o que significa altos custos de manutenção. Somente os custos com ração por mês são em torno de R$ 6 mil. A coordenadora da associação, vereadora Elvira Schen, informou que as doações, sejam rações, medicamentos, ou até mesmo financeiras, caíram cerca de 80% em meio a pandemia da covid-19.

No mesmo ritmo aumentou o abandono de animais. A Associação está enfrentando uma crise sem precedentes, segundo Elvira e precisa da ajuda da comunidade. Para se ter ideia, a dívida da entidade somente com clínicas veterinárias de Campo Mourão ultrapassa R$ 50 mil.

Elvira comentou que o abandono de animais aumentou cerca de 80% durante a pandemia. Segundo ela, o problema evoluiu porque muitas famílias perderam o emprego e passam por dificuldades financeiras. Atualmente a PAIS não está mais recolhendo os bichos para ficar aos seus cuidados. Ou seja, recupera-os e solta novamente.

Nota Paraná

O que tem mantido a PAIS são as receitas adquiridas com o Programa Nota Paraná. A maior parte da ração é comprada com as notinhas do programa. Quem quiser contribuir pelo Nota Paraná deve fazer a doação direto pelo site do Programa com o CNPJ da PAIS 18.003.028/0001-48. Os interessados podem também levar a nota da compra, sem o CPF, em um ponto de coleta, que são a Clínica Veterinária São Francisco, Clínica Happy Dog, Pet Shop Mundo Animal ou na Clinivet.

Quem quiser ajudar pode também fazer contato pelo WhatsApp (44) 9.9937-7075. Doações em dinheiro também podem ser feitas pelo Pix, no mesmo número de telefone. Mas antes de qualquer doação é importante a pessoa primeiro fazer contato com a entidade pelo Whatsapp.

PAIS

A PAIS é uma entidade criada e mantida por pessoas voluntárias, com o objetivo de recuperar os animais em sofrimento das ruas da cidade, principalmente aqueles que são atropelados e que correm risco de morte. Depois de recuperados, os bichos são levados para adoção. O problema dos animais abandonados em Campo Mourão só não é mais grave por conta do trabalho da associação.