Campo Mourão teve 1.034 acidentes e 35 mortes no trânsito só em 2023
Números relacionados ao trânsito em Campo Mourão, divulgados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campo Mourão, via assessoria de imprensa do município, são assustadores. Somente em 2023, a cidade teve 1.034 acidentes que tiveram como consequência 35 mortes. A maioria, ou quase 100% das ocorrências envolveram motocicletas. E aconteceu por falha humana, imprudência, desrespeito às leis ou falta de atenção dos usuários.
Por mês, a média foi de 86 acidentes e três óbitos. Ainda conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, mensalmente são emitidas em torno de 2 mil multas a motoristas em Campo Mourão pelo não cumprimento às leis de trânsito. A maioria das infrações é de pessoas dirigindo ao celular e estacionamento irregular. Ou seja, falta muita educação no trânsito da cidade por parte de alguns usuários.
Para tentar amenizar a situação, o município realiza a partir desta quarta-feira (8), as atividades da campanha de conscientização no trânsito o “Maio Amarelo”, que este ano tem como tema, “Paz no trânsito começa por você”. As ações são coordenadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O cerimonial de abertura da campanha será no auditório do Sesc, a partir das 8h30, com participação de crianças atendidas pela Assistência Social no Fortunato Perdoncini e Colibri. Entre os dias 9 e 27 estão programadas palestras em escolas, postos de saúde ou empresas.
A assessoria de imprensa do município informou que no dia 16 haverá uma blitz educativa em conjunto com Polícia Militar e Detran em local ainda a ser definido. Já no dia 23, a blitz educativa será nos bares Santo Mé, Bom Bar e 609, com participação da PM, Detran e clube de motos.
A campanha será encerrada no dia 29 de maio pela manhã, na Praça São José, com gincana educativa da PM, com participação de escolas, Detran e realização do dia do desafio com o Sesc. “Se os condutores de veículos não mudarem atitudes , o trânsito vai continuar violento. É muito importante também o engajamento em ações tanto do poder público quanto dos diferentes segmentos da sociedade”, falou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campo Mourão, Ireno dos Reis Pereira.
Realizado há 10 anos no Brasil, o Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre o trânsito. Em Campo Mourão, apesar de todo o trabalho já realizado, as mortes crescem a cada ano, para se ter ideia os óbitos saltaram de 24 em 2018 para 35 em 2023, superando, inclusive, os homicídios, que inclui mortes violentas e lesões corporais graves.
Principais causas de acidentes em campo Mourão
As três principais causas de acidentes no trânsito, conforme estatísticas da Polícia Militar, são embriaguez ao volante, falta de atenção à sinalização e uso do celular ao volante. Além disso, vale ressaltar o aumento da frota nos últimos anos, que passa de 80 mil veículos. Isso sem contar o trânsito de motoristas de outras cidades da região que vêm diariamente ao município.
O trânsito de Campo Mourão é 100% municipalizado. Conta com apoio de ações da Polícia Militar. O secretário da Seimob, Ireno dos Reis, destacou que o município tem um trabalho permanente de educação no trânsito. Ele ressaltou que não há nenhum interesse do poder público em aplicar multas. “Mas infelizmente é alto o número de autuações diárias por desrespeito a legislação”, lamentou.
A campanha
Realizado em 27 países, o “Maio Amarelo” é promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A abordagem é semelhante à adotada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção de doenças, como o Outubro Rosa, contra o câncer de mama e o Dezembro Vermelho, contra a disseminação da Aids.
Como nestes movimentos, o “Maio Amarelo” também usa um laço como símbolo, mas amarelo. A cor simboliza a necessidade de atenção ao problema. Vale lembrar que, ao lado de doenças cardiocirculatórias e de câncer, acidentes são uma das principais causas de mortes no Brasil.