Casa das Fraldas de Campo Mourão produz e distribui 200 mil itens em 2024

Ao longo de 2024, a Casa das Fraldas São José, de Campo Mourão, produziu e distribuiu 200 mil fraldas descartáveis. Nos 15 anos de atuação da entidade, ligada à Fundação Marta Kaiser, já foram confeccionadas e repassadas gratuitamente 2,3 milhões de unidades a instituições filantrópicas que utilizam o produto higiênico em larga escala e a famílias de baixa renda – devidamente cadastradas – que possuem integrantes em situação de vulnerabilidade.

Estas foram as entidades contempladas com repasses de fraldas no ano passado: Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana, Lar Dona Jacira, Hospital Santa Casa, Apae, Pastorais da Saúde e pessoas doentes e acamadas, comprovadamente carentes.

Cerca de 300 famílias estão cadastradas e recebem kit mensal com 45 fraldas. São atendidas pessoas cujas famílias não dispõem de recursos financeiros para a compra de fraldas. Com isso, o fornecimento do produto de higiene pessoal pela Casa das Fraldas contribui, inclusive, para o resgate da autoestima.

Vale ressaltar que, para pessoas que utilizam duas fraldas por dia, o gasto comprando o produto no comércio seria de R$ 300,00 por mês. Para quem vive com aposentadoria de salário mínimo ou auxílio-família, é um gasto inimaginável.

O cadastramento e acompanhamento dessas famílias são feitos pela Pastoral da Saúde. A meta, a médio prazo, é produzir 20 mil fraldas/mês. Atualmente, são confeccionadas cerca de 16 mil fraldas por mês. Nos últimos anos, a produção sofreu redução em razão dos recursos limitados para a compra das matérias-primas necessárias, que sofreram reajustes muito acima da inflação.

A Fundação Marta Kaiser, que é entidade mantenedora da Casa das Fraldas São José, conta com uma única funcionária, mantida pelo Centro Educacional Integrado. Grupos de amigos, integrantes de movimento religiosos e de clubes de serviços, funcionários de empresas, acadêmicos, grupos da terceira idade respondem por toda a produção de fraldas.

Parceiros

A Casa das Fraldas São José tem quatro sócios beneméritos: Associação Comercial e Industrial (Acicam), Coamo Agroindustrial Cooperativa, Centro Educacional Integrado (CIES) e Unimed/Regional de Campo Mourão.

A diretoria da Fundação Marta Kaiser é constituída por: Roberto Olivier Leitner (presidente); Salete Doneda (diretora secretária); Paulo Cesar Gomes (diretor tesoureiro); Nestor Ocimar Bisi, Nobutochi Kimura, Luiz Carlos Feitoza, Eloi Ricardo Cobbe Bonkoski, Itamar Zeni e Antônio Luiz de Matos (membros do Conselho Fiscal); Juscelino Fernandes da Costa, Maria da Conceição Montans Baer e Paulo Cesar Gomes (membros do Conselho Curador).