Casos ativos de Covid-19 são os maiores já registrados em CM desde o início da pandemia. Mais 2 mortes
1.995. Este é o número de casos ativos da Covid-19 em Campo Mourão, conforme o boletim divulgado na noite dessa quinta-feira (28) pela Secretaria de Saúde.
É o maior número de moradores positivados com potencial de transmissão do vírus desde o início da pandemia no município. Ou seja, a cidade só não vive um dos piores momentos com relação à doença, porque o número de mortes em relação a quantidade de confirmações ‘ainda’ continua ‘baixo’, isso graças à vacinação.
No entanto. Contudo. Porém, Campo Mourão voltou a registrar mais duas mortes ontem. E, coincidentemente, mais 343 novos casos de coronavírus. São exatamente os mesmos números do dia anterior (quarta-feira).
As mortes são de um homem de 53 anos de idade, e de uma mulher de 78. O homem faleceu em sua própria residência enquanto a senhora, na Central Hospitalar. A cidade registra o trágico número de 357 pessoas mortas em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia.
A taxa de ocupação de leitos na ala covid está em 75%, na enfermaria; 50%, UTI SUS e 30% na UTI de convênios. Até o início do mês estes números estavam praticamente zerados.
Na quinta-feira, o número de moradores curados da doença foram 235 pacientes. A secretaria de Saúde aguarda ainda o resultado de outros 130 casos suspeitos. Desde o início da pandemia Campo Mourão tem um acumulado de 19.965 infectados e 17.613 recuperados.
Relaxo, descaso…
O que tem chamado a atenção em Campo Mourão é o descuido de boa parte da população em relação aos cuidados de prevenção à doença. Apesar de o município ainda estar com um decreto vigente em que é obrigado o uso de máscara em vias e locais públicos, tornou-se comum moradores não estarem fazendo o uso do acessório como determina a lei. Para estes casos, o decreto prevê multa de R$ 150,00.