Castramóvel fará 140 castrações de animais na próxima semana em Campo Mourão
O Castramóvel fará na quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 18, 19 e 20, a castração gratuita de 140 animais da população de baixa renda em Campo Mourão. Serão beneficiadas famílias que se inscreveram no último dia 31, moradores do Jardim Modelo, Santa Cruz, Conjunto Milton de Paula Walter, Conjunto José Richa, Jardim Batel e bairros adjacentes.
De acordo com a voluntária da Associação Protetora de Animais Independente (PAIS), Amanda Tonet, os procedimentos cirúrgicos serão realizados no Ginásio de Esportes João Maria Ferreira, localizado na Avenida Prefeito Dr. Horácio Amaral, 510, no Jardim Santa Cruz, a partir das 8 horas.
No primeiro dia serão castrados felinos, no segundo, cães fêmeas; e terceiro dia, cães machos. O programa vem sendo desenvolvido em Campo Mourão em parceria entre o município e PAIS. Amanda lembrou que há um cronograma definido para esta etapa do Castramóvel até abril de 2025. São 140 procedimentos para cada mês agendado, totalizando 1.260.
Vale lembrar que o programa tem alguns requisitos a serem cumpridos. Por exemplo, é castrado um animal por endereço e podem fazer a cirurgia animais de ambos os sexos, com idade de 6 meses a 7 anos.
Além disso, os beneficiários devem estar inscritos em Programas Sociais do Governo ou com renda familiar de até 3 salários mínimos; no dia da inscrição apresentar RG e CPF; comprovante de endereço atualizado em nome do tutor ou parente de primeiro grau; e Cartão Bolsa Família ou comprovante de renda atualizado. Não são permitidas inscrições com documentos de terceiros.
Das 140 castrações, 100 são direcionadas para animais fêmeas e 40 para machos. O Castramóvel já atendeu todas as regiões da cidade com procedimentos de esterilização de animais gratuitamente. O objetivo da iniciativa é fazer o controle populacional de animais em Campo Mourão. Durante a ação, os moradores são orientados também sobre a tutela responsável de animais e cuidados básicos com os bichos. “O morador deve ter em mente que a opção de ter um animal de estimação será pela vida toda do animal”, falou, ao comentar que existem muitos casos de abandono na cidade, o que é crime.
Para mais informações ou dúvidas sobre o programa, a população pode entrar em contato com Amanda pelo WhatsApp: (44) 99948-5829.