Castramóvel fará 140 castrações gratuitas de animais na próxima semana

O Castramóvel fará na próxima semana – quarta e sexta-feira, dias 14 e 16 – em Campo Mourão, 140 castrações gratuitas de cães e gatos domésticos da população de baixa renda. Serão contemplados os inscritos no último dia 3.

Os procedimentos cirúrgicos serão realizados no Cras Central, na Rua Engenheiro Mercer, 1022, das 7h30 às 16 horas, nos dois dias agendados. A voluntária da Associação Protetora de Animais Independente (PAIS), Amanda Tonet, informou que serão feitas 140 castrações, sendo 100 para fêmeas e 40 destinadas a machos.

Serão beneficiados moradores do Conjunto Fortunato Perdoncini, Cidade Nova, Cidade Alta I e II, Residencial Arnaldo Bronzel I e II, Jardim Santa Casa, Jardim Alvorada, Jardim Santa Nilce I e II, Jardim Alcântara, Jardim Urupês, e bairros adjacentes.

O Programa Municipal de Castração é realizado em parceria entre o município e a PAIS. Pelo programa o morador pode castrar um animal por endereço de ambos os sexos, com idade de 6 meses a 7 anos. Os beneficiários devem ainda estar inscritos em Programas Sociais do Governo ou com renda familiar de até 3 salários mínimos; no dia da inscrição apresentar RG e CPF; comprovante de endereço atualizado em nome do tutor ou parente de primeiro grau; e Cartão Bolsa Família ou comprovante de renda atualizado.

O Castramóvel começou a entrar em funcionamento em Campo Mourão em agosto de 2022. Desde então, todas as regiões da cidade já foram atendidas com procedimentos de esterilização de animais 100% gratuitamente. “O programa tem como objetivo o controle populacional de animais em Campo Mourão”, frisou Amanda, ao destacar a importância da tutela responsável. Segundo a voluntária, existem casos de pessoas que pegam os animais e depois de algum tempo os soltam nas ruas. “Abandono de animal é crime. Quando uma pessoa faz a opção de ter um animal de estimação, deve ter a consciência de que se trata de uma relação para toda a vida do bicho”, alertou.

Reconhecido como uma forma de maus-tratos, o abandono de animais de qualquer espécie é crime de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”. A pena para o infrator é de detenção de três meses a um ano, além de multa. A penalidade é aumentada, de um sexto a um terço, quando ocorre a morte do animal.

Serviço

Mais informações podem ser adquiridas no WhatsApp: (44) 99948-5829.