Catedral de Campo Mourão realiza novenas de São José
Com o tema central: “Com São José na vivência do Ano Paroquial – 80 anos da Paróquia São José de Campo Mourão”, começaram as novenas em homenagem a São José, padroeiro de Campo Mourão, na Catedral. As celebrações prosseguem até o próximo sábado (19), dia de comemoração ao Santo.
Este ano será comemorado também os 80 anos da criação da Paróquia São José, Catedral da Diocese de Campo Mourão, dia 8 de dezembro, “Jubileu de Nogueira”. No dia de São José, a missa solene será celebrada pelo bispo diocesano, dom Bruno Versari, às 9 horas.
Conforme nota publicada pela Diocese, neste ano, a novena quer auxiliar a comunidade paroquial e todos os fiéis devotos de São José a bem se preparar para a celebração dos 80 anos de criação da Paróquia São José. Conforme padre Jurandir Aguilar, pároco da Catedral, o objetivo é tornar a história da igreja mais viva na comunidade, afinal, a história da paróquia se mistura a história de muitas pessoas.
“A cada dia estaremos trazendo presente, em nossa celebração, a vida e o ministério de todos os agentes de pastoral, leigos e ministros ordenados, que, ao longo destes anos, foram importantes na implantação e conservação da fé em Jesus Cristo, nesta realidade paroquial, sob a intercessão do padroeiro São José”, disse o religioso em nota da Diocese.
São José
Pai adotivo de Jesus por ser esposo da Virgem Maria, São José é também o padroeiro dos trabalhadores. Nos evangelhos ele aparece na infância de Jesus e sempre apresentado como um homem justo. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou a família com dignidade e exemplo.
Segundo a Bíblia, José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, pensou em abandoná-la, pois o filho não era dele e pela lei isso era punido com a morte por apedrejamento. Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus. Então José aceitou Maria como esposa e estava presente no nascimento em Belém.