CCT do comércio será detalhada aos contadores
Os contadores de Campo Mourão e da região são os convidados para reunião que acontece nesta quinta-feira (28/11), a partir das 7h30min, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam). Na pauta do encontro, a apresentação dos principais pontos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2019-2020) do setor do comércio, firmada na semana passada.
A frente da realização da reunião está o Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindicam) e a Associação Comercial e Industrial (Acicam), em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam). Na última terça-feira, no mesmo local, o conteúdo da nova CCT foi apresentado a empresários e gestores que atuam no comércio.
O detalhamento do acordo é feito pela equipe de advogados que assessorou o Sindicam nas negociações da CCT. Após a apresentação das novidades introduzidas no acordo e dos principais pontos contidos no documento, os advogados elucidam dúvidas apresentadas pelos participantes.
A Convenção Coletiva de Trabalho, assinada por Nelson José Bizoto (presidente do Sindicam) e Mauro de Oliveira (do Sindecam), é válida para Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol, Roncador e Ubiratã.
Com 40 cláusulas, a CCT fixou novos pisos salariais para as diversas funções exercidas por empregados do comércio, reajuste salarial, adicional de hora extra, gratificações, auxílios, etc.; comissões, vale transporte, homologação de rescisão contratual, aviso prévio, contratação de empregados estagiários e estágios, menores, condições de trabalho, estabilidade, intervalo para descanso, cartão ponto, abono de faltas, escalas de trabalho, férias e licenças, contribuições sindicais, datas e horários especiais, etc.