Censo 2020 foi tema de reunião do IBGE na prefeitura
O planejamento do Censo Demográfico 2020, que será realizado de agosto a outubro, foi tema de uma reunião realizada por representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística) na prefeitura de Campo Mourão na tarde desta terça-feira (24). Além do prefeito em exercício, Beto Voidelo, participaram alguns secretários municipais, o presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva e os vereadores Edson Battilani e Edilson Martins.
Segundo o coordenador regional do IBGE, Marcos Vinicius Vicente, o objetivo foi informar os representantes da sociedade e pedir apoio para a contagem populacional. O Censo é muito importante para o planejamento público e privado, já que os dados servirão como base para os índices que definem os repasses de verbas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, observou o coordenador, que esteve acompanhado da chefe da agência do IBGE, Priscila Portela Balbino.
Vicente explicou que Campo Mourão terá dois pontos de coleta e para isso pediu apoio da prefeitura. Como o IBGE não tem orçamento para alugar locais em todos os municípios solicitamos estas estruturas às prefeituras já dando uma previsão de quando vamos precisar e quando vamos entregar de volta, explicou, ao lembrar que os técnicos também estão visitando outros municípios da região.
Para o município de Campo Mourão serão contratados até o próximo ano, por processos seletivos, 87 recenseadores, além de 13 supervisores e um agente regional. A partir deste ano o IBGE de Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório.
O último Censo Demográfico foi feito em 2010, quando apontou uma população de 87.194 habitantes em Campo Mourão. A nova contagem que deveria ter sido realizada em 2015 foi cancelada pelo governo federal em razão de corte de verbas. A estimativa atual, porém, aumentou a população para 94.859 moradores, o que elevou também o índice de cálculo do FPM.