Chefe do Detran de CM diz que pagamento de serviços via PIX descomplica vida da população

A partir desta terça-feira (28), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está aceitando o pagamento de guias relacionadas a veículos, habilitação e infrações via PIX. De acordo com o chefe da 8ª Ciretran de Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva, a modalidade de pagamento teve início de testes no dia 13 deste mês. Segundo ele, o novo serviço vai descomplicar e desburocratizar a vida de quem precisar dos serviços do Detran.

“Mais uma grande tecnologia que o Detran está implantando para facilitar a vida do usuário que precisa dos nossos serviços. Iniciamos nossos testes com pagamentos via PÌX dia 13. Para se ter ideia, somente neste dia foram contabilizados 4.103 pagamentos. Este número, hoje, pode ter certeza que quadruplicou”, falou Silva.

Ele destacou que com todas as guias disponíveis, o processo torna-se mais rápido e fácil para o usuário, pois possibilita o pagamento via celular, que pode ser realizado a qualquer momento, de qualquer banco, por meio do QR Code ou do código numérico. A adequação do pagamento por PIX foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil.

“As pessoas hoje preferem hoje ter sua chave PIX do que portar cédulas de dinheiro. E a máquina pública está acompanhando esta modernização. O Governo do Paraná entendeu que isso poderia ser implantado também no Detran e assim o fez. A implantação de tecnologias no serviço público para facilitar a vida da população tem sido um marco neste governo atual”, ressaltou o chefe da Ciretran.

Ele comentou que primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; 2ª via do CRV; alteração de dados; mudança de município; baixa do veículo; registro de outro estado; reativação de veículo; certidão de registro do veículo; concessão da placa de experiência; renovação da placa de experiência; certidões; autorização para alteração de características; autorização para remarcação de chassi; vistoria; licença de para-brisa; liberação de veículo; autorização para confecção de placa; cópia de documento existente em processo; autorização para gravação de chassi; solicitação para confecção de plaqueta; baixa da placa de experiência; cancelamento da comunicação de venda; gravação de motor; autorização prévia para CSV; autorização para transporte escolar; e cadastramento de veículo, tudo pode ser feito pagamento via PIX.

Podem ser pagos ainda pela modalidade a primeira habilitação; emissão de CNH definitiva; renovação de CNH; segunda via da CNH; alteração de categoria; alteração de categoria do exterior; reabilitação de permissionário; reabilitação de condutor; registro de CNH; registro de processo de outra UF; histórico do condutor; psicopedagógico; registro de estrangeiro; PID; autorizar processos; cursos de capacitação; e segunda via do laudo especial. Além de guias de infrações geradas dentro do Extrato de Veículos no portal do Detran, ou seja, somente as multas impostas e obrigatórias vinculadas ao licenciamento de veículos e que impedem o veículo de ser licenciado, caso não sejam pagas.

“É muito importante lembrar que o usuário fazendo o pagamento de serviços no código de barras por bancos virtuais, demora até três dias para ser compensado o valor nos cofres do Estado para que possamos dar continuidade aos processos. Já via PIX, qualquer banco de qualquer modalidade, seja virtual ou físico, em 10 minutos o valor já está contabilizado no cofre do governo e podemos dar continuidade ao serviço”, acrescentou Silva.