CMEI Sossego da Mamãe arrecada 438 livros e 146 gibis para crianças do RS

A campanha “Doando livros, construindo sonhos”, realizada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sossego da Mamãe, encerrou na semana passada com um resultado excelente, conforme expressou a diretora da instituição, Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame. Foram arrecadados 438 livros de literatura e 146 gibis, que serão doados a crianças do Rio Grande do Sul (RS).

A gestora agradeceu a todos que abraçaram a causa, sobretudo aos 180 alunos do CMEI, juntamente com os familiares, funcionários e comunidade externa que apoiaram a campanha. A expectativa é de que as obras sejam encaminhadas ao estado gaúcho ainda nesta semana.

Os livros serão destinados ao projeto “Quem quer Brincar”, cujo contato foi estabelecido com a professora Juliana da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

Quando Eliandra apresentou o projeto à docente, ela celebrou o ato solidário, ressaltando que será muito importante para as crianças da educação infantil do estado que perderam seus acervos nas enchentes que atingiram o estado recentemente.

Enquanto as doações ainda estavam sendo recebidas, a equipe do CMEI sugeriu para as famílias que os alunos escrevessem cartas para serem enviadas às crianças do RS juntamente com os livros. Alguns dos estudantes já haviam aderido à proposta.

Nessa segunda-feira (17), enquanto a diretora fazia a separação e organização dos livros, os alunos ajudaram a colocar novas cartas dentro deles para que sejam levadas mensagens de esperança às crianças gaúchas. De acordo com Eliandra, os estudantes fizeram um abraço em forma de desenho, com a frase “vai ficar tudo bem”.

A campanha

A campanha proposta pela instituição foi uma maneira que a equipe encontrou de contribuir para o acesso à cultura e à educação das crianças gaúchas, visto que, entre os itens perdidos nas inundações, muitos foram livros infantis. A ação surgiu durante reunião de estudos para o projeto chamado “1,2,3… conte outra vez! Brinque, conte e encante”, que está sendo realizado na unidade escolar este ano.

Segundo a diretora, a campanha foi definida em conjunto com o corpo docente. “Ao pensar nas ações concretas para o referido projeto, o coletivo de professores pensou na campanha de arrecadação de livros”, disse.

Muitas famílias e instituições no RS foram afetadas, perdendo tudo – ou quase tudo – o que tinham, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura. Porém, a equipe do CMEI também considera fundamental colaborar para que o acesso à cultura e à educação das crianças não seja cerceado por conta dessa tragédia.

“Acreditamos que o acesso à leitura é um direito fundamental e que, através da doação de livros, podemos contribuir para a reconstrução da vida dessas crianças e oferecer a elas um momento de alegria, fantasia e aprendizado em meio às dificuldades”, afirmou a gestora.