Coamo forma 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas
Cerca 40 jovens de vários municípios da área de ação da Coamo no Paraná e Mato Grosso do Sul participaram nesta terça-feira (24) da formatura da 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas. Durante mais de quatro meses, os participantes tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar sobre a gestão da propriedade rural. Diante a pandemia ocasionada pela Covid-19, o curso e a formatura foram realizados no formato virtual.
O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas começou em 1998 e é uma realização anual da Coamo com apoio do Sescoop/PR. Da sua primeira edição até a atual, foram capacitados mais de mil jovens cooperados, representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A formatura contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, dos presidentes Executivos da Coamo, Airton Galinari e da Credicoamo, Alcir José Goldoni, e do superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesch e de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável por ministrar o curso com um total de 144 horas/aula.
Gallassini recorda que a preocupação da Coamo é formar os seus cooperados para a perpetuação da cooperativa. “A Coamo não foi feita para uma ou duas gerações, mas para vida toda. O curso é importante e os participantes terão noções de administração e gestão para atuarem como empreendedores no agronegócio. Os jovens cooperativistas representam o presente e o futuro promissor do cooperativismo e do agronegócio. Este curso visa o desenvolvimento pessoal e profissional, e o interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos negócios e da cooperativa”, afirma.
Os alunos do curso são de diversos municípios da área de ação da Coamo. Mayara de Nardo Vanzela, por exemplo, é de Roncador (Centro-Oeste do Paraná). Ela fez parte desta turma e destaca que aprendeu sobre assuntos muito relevantes para o seu dia a dia na propriedade. “Aprendemos desde como lidar com pessoas, por meio da gestão de recursos humanos, custos e finanças, sobre cooperativismo, que nos ajudou a entender melhor nossa relação com a cooperativa, e como ela funciona.”
Outro formando desta turma é Walaf Ribeiro de Melo, de Barbosa Ferraz (Centro-Oeste do Paraná). Para o cooperado, o curso foi espetacular, com material de qualidade e fácil compreensão. “Aprendemos sobre muitas áreas. Algo interessante foi o Projeto Integrador, onde demos ideias à diretoria para analisar e colocar em prática na cooperativa. Além disso, foi muito interessante contar com a participação dos diretores durante o curso, onde eles compartilharam conosco, um pouco da sua rotina, sendo sempre muito atenciosos.”