Coamo inicia celebrações do Dia Internacional do Cooperativismo

Centenas de cooperados e funcionários da Coamo celebraram o Dia Internacional do Cooperativismo durante eventos realizados na Sede Administrativa de Campo Mourão na última sexta-feira (30).

As celebrações foram iniciadas com o tradicional Encontro de Jovens Líderes Cooperativistas, que reuniu mais de 500 pessoas entre integrantes das 27 turmas de jovens líderes, diretoria, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e cooperados do comitê educativo da Coamo.

O idealizador e Presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, ressalta que a data tem grande importância não só pelo fato de celebrar, mas também por reforçar a relevância do cooperativismo para o mundo.

“Nós acreditamos muito na filosofia cooperativista e podemos compartilhar isso com nossos cooperados, funcionários, parceiros e com toda a sociedade de forma geral. É um dia que merece sempre ser celebrado”, afirma Gallassini.

Conhecimento

Durante o Encontro de Jovens Líderes, foram realizadas duas palestras com temas relacionados às atividades dos cooperados. A primeira delas, ministrada pelo especialista em tecnologia e inovação, Arthur Igreja, falou sobre as inovações no agronegócio.

“A Coamo é um case de inovação que é observado dentro e fora do Brasil, então é muito interessante estar aqui hoje, ver de perto todo o trabalho que é desenvolvido pela cooperativa e poder trocar informações com todos, afinal, inovação e agronegócio cada vez mais caminham de mãos dadas”, destaca o palestrante.

Já a segunda palestra do dia foi proferida pelo professor, consultor e especialista em agronegócio, Alexandre Mendonça de Barros, que falou sobre o mercado agrícola, economia e conjuntura macroeconômica no Brasil e no mundo.

O palestrante valoriza a importância das cooperativas para a comercialização das produções e destaca a postura da Coamo em trazer o tema para o seu quadro social. “Eu gosto muito da postura da cooperativa, que dá as ferramentas e instrumentos para que o cooperado possa comercializar a sua produção, mas sempre com a liberdade para que ele tome todas as decisões. Poder discutir, falar e debater sobre esse tema é sempre muito produtivo”, conclui.

Para o cooperado André Sestak, de Quarto Centenário/PR, as palestras foram inspiradoras, pois trouxeram assuntos pertinentes às atividades de todos os cooperados. “O modelo cooperativista fortalece nós, produtores rurais, e eventos como esse nos renovam e agregam valor e informações para o nosso trabalho”.

“Estamos muito felizes com a participação dos cooperados junto à Coamo e também por esse evento realizado, que serviu não só para celebrar, mas também para agregar conhecimento e informações com as palestras e conversas que tivemos aqui hoje”, finaliza Airton Galinari, Presidente Executivo da Coamo.

Dia C

Funcionários e cooperados de toda a área de ação da Coamo e da Credicoamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se reuniram em prol da solidariedade. Eles estão participando do Dia C de Cooperar com ações sociais beneficiando diversas entidades.

No evento de comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, foi realizada a entrega simbólica de donativos para instituições sem fins lucrativos de Campo Mourão, com a doação de alimentos, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas, calçados e cobertores.

As arrecadações foram colhidas com o apoio dos facilitadores do Programa 5S nos três estados e, até o momento, já foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos, cerca de 12 mil itens de higiene pessoal, 1.300 materiais de limpeza e mais de 5.600 peças de roupas. As arrecadações continuarão durante o mês de julho e serão entregues a diversas instituições que atuam na área de ação da Coamo.

“O engajamento foi muito grande e isso se deve ao DNA do cooperativismo, que se caracteriza pelo voluntariado, solidariedade e cooperação de nossos cooperados e funcionários”, salienta Ana Cláudia Periçaro, Coordenadora de Desenvolvimento de Gestores e do Programa 5S da Coamo.