Cocar de aldeia indígena de Rondônia é doado para Museu Municipal de Campo Mourão

O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira recebeu um cocar da Aldeia Gavião, localizada em Igarapé Lourdes, na Rondônia. A doação foi feita pelo juiz Maximiliano Deitos, da Comarca de Ji-Paraná (RO), que tem raízes em Campo Mourão.

A entrega do objeto usado como adorno de cabeça ocorreu na semana passada, quando o Museu completou 47 anos de fundação. O cocar enviado por Deitos foi entregue por sua irmã, Patrícia Deitos, ao secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso, e ao coordenador do Museu, Jair Elias.

A doação faz parte do projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, idealizado por Deitos e já premiado duas vezes pelo Prêmio Innovare, uma das principais distinções do Judiciário brasileiro. Presente em 34 municípios rondonienses, a iniciativa busca recuperar áreas degradadas e revitalizar matas ciliares e nascentes de rios por meio do plantio de árvores.

A ideia da doação surgiu quando o magistrado visitou o Museu mourãoense e ficou impressionado com as salas dedicadas aos povos indígenas. De volta a Rondônia, decidiu contribuir com o acervo da instituição enviando o cocar, considerado um símbolo da cultura indígena e um gesto de fortalecimento dos laços culturais entre as regiões do país.