Colégio Ivone Castanharo desenvolve oficina de robótica

O Colégio Estadual Professora Ivone Castanharo, localizado no jardim Tropical I, em Campo Mourão, está desenvolvendo uma oficina educacional de robótica. A atividade é realizada em parceria com a UTFPR e UEM, e envolve aproximadamente 25 alunos da unidade. As oficinas acontecem sempre às terças-feiras, na parte da tarde.

Infelizmente as vagas são limitadas, mas a gente percebe um grande número de alunos querendo participar, destacou à TRIBUNA a diretora do colégio, Tania Aparecida Chrastek, ao comentar que as oficinas, que começaram em março deste ano, vêm despertando o interesse de mais alunos pelo tema. Os estudantes já estão produzindo pequenos robôs, simples, mas já estão criando, informou.

A oficina é direcionada a alunos e alunas do ensino médio, com a proposta de recurso tecnológico para auxiliar no ensino de Ciências associada à Física. A atividade também visa estimular a participação e formação de meninas e mulheres para as carreiras de engenharias, computação e microeletrônica.

A oficina já está desenvolvendo atividades que colaboram para a promoção das capacidades de argumentação, raciocínio lógico, questionamentos, reflexão, compreensão de conceitos físicos, resoluções de problemas no ambiente de sala de aula, bem como trabalhos em equipe, levando em consideração a vivência cotidiana, os relacionamentos interpessoais e os valores sociais, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de disciplinas correlatas, informou a diretora.

Dentre os vários benefícios, as atividades despertam a percepção de mundo compreendido pelo campo da eletrônica, gerando subsídios para a formação científica do estudante. O projeto tem como parceiros as instituições de ensino: UTFPR – campus de Campo Mourão e UEM – grupo Manna de pesquisa e desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível.

A diretora do colégio ressaltou que o projeto é bastante dinâmico e divertido com o objetivo de aprender robótica de forma lúdica e prática. Ela informou que a professora responsável pelo projeto na escola é a professora doutoranda Geislana Padeti Ferreira Duminelli. Já os responsáveis na UTFPR-CM, são o técnico Mestre Alexandro Luiz Dias, os professores Dr. Rodrigo Hübner, Dr. Marcos Silvano Orita Almeida, Mestre Paulo César Gonçalves e a responsável por todo o projeto e coordenadora, professora Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

O projeto é composto também por três estudantes de iniciação ciêntífica da UTFPR: Gabriele Vilas Boas Takano, Michelle Mirany da Costa e Karina da Silva Caetano, além de três bolsistas da escola pública, Jaiane Bressiani da Silva, Kamilly Aparecida de Assunção e Evelyn Noemi da Costa Ferreira. O projeto conta com o apoio também da Chamada 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação – em parceria do CNPq, MCTIC e MEC.