Colégio Marechal Rondon realiza feira de ciências
Cerca de 90 estudantes de três turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Marechal Cândido Rondon realizaram na manhã desta quinta-feira (31) uma feira de ciências com experimentos científicos. A atividade fez parte da disciplina de química. O evento foi denominado como “Química no Pátio”. Os trabalhos foram expostos para os demais alunos da escola e professores que puderam conhecer as reações dos elementos químicos.
A professora de química, Marta Regina de Brito, coordenou a atividade. “Literalmente levamos a química para o pátio da escola”, falou, ao explicar que os experimentos foram feitos em sala de aula e testados com os alunos, mas antes eles estudaram a parte teórica, que serviu de embasamento para os trabalhos. “Eles levaram para casa e estudaram estes experimentos. Muitos fizeram mais de uma vez até chegar ao resultado e hoje estamos apresentando para os outros alunos do colégio”, disse.
Marta comentou que o objetivo é estimular a iniciação científica para que o aluno se interesse pela pesquisa. “A ideia é despertar o cientista dentro de cada aluno. Tivemos aulas práticas e foram estudados os tipos de reações, se libera ou absorve calor, os cuidados que tem que ter, estudamos os reagentes, e ainda orientamos quanto aos cuidados que se deve ter, já que envolve produtos químicos”, falou.
A coordenadora avaliou que os alunos se aplicaram bastante para realizar os trabalhos. “Foi muito bacana e surpreendente ver eles se organizando e apresentando os experimentos. Foi realmente muito envolvente”, destacou. Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado no colégio, a professora disse que a ideia é dar continuidade no próximo ano.
Marta argumentou que a atividade prática é importante para o processo de aprendizagem do aluno. Segundo ela, é importante sair do campo teórico. “Aplicando a teoria na prática o aluno aprende mais. Por exemplo, a velocidade com que uma reação acontece, como estes reagentes têm que estar, se tem que estar no estado líquido ou sólido, superfície de contanto, a temperatura, entre outras situações. Tudo isso eles já viram na teoria e irão entender melhor colocando em prática”, ressaltou.
A professora destacou que o evento atingiu o objetivo. Segundo ela, apesar de importante, a atividade prática tem que ser realizada com bastante cuidado. “Existe perigo, tem que ser bem programado, até mesmo o aluno fazendo aqui ele tem que ser alertado, tem que saber o que pode acontecer se a reação sair errada”, disse. A orientação é que os alunos não façam este tipo de experimento sozinhos em casa.