Com altas temperaturas, consumo de água em Campo Mourão chega a 19,3 milhões de litros diários

Com os últimos dias de tempo seco, predomínio de sol, temperaturas elevadas e sensação de abafamento, o consumo de água tem aumentado entre a população em Campo Mourão. Dados repassados pela Sanepar, solicitados pela TRIBUNA, indicam que o consumo de água teve um aumento de cerca de 20% nos últimos 30 dias no município.

Neste período, de acordo com a Sanepar, o consumo diário de água em Campo Mourão tem sido, em média, de 19,3 milhões de litros. Os picos de gastos são no início da noite e aos fins de semana, sábado e domingo, dias em que a maior parte da população está em casa e aproveita para limpezas, entre outros afazeres domésticos.

Apesar da estiagem prolongada, que tem causado racionamento de água em Goioerê, por exemplo, em Campo Mourão não há esse risco, por enquanto, ou até mesmo perigo de desabastecimento. “No momento a Sanepar não trabalha com a possibilidade de desabastecimento de água em Campo Mourão. Mas está atenta ao cenário da estiagem crescente, que atinge o Estado, principalmente nas regiões Norte e Noroeste.”, informou a gerente regional da Sanepar em Campo Mourão, Araceli Stela. A recomendação é que a população faça uso racional para evitar desperdícios.

Para aumentar a capacidade de abastecimento em Campo Mourão, a Sanepar informou que está ampliando o sistema com a instalação de uma nova captação e reforma da estação de tratamento de água, dobrando a capacidade de produção da estação de tratamento. Também está sendo executada uma nova malha de distribuição de água para atender o Jardim Cidade Nova.

Atualmente Campo Mourão está equipada com cinco reservatórios de água: um na região da Vila Guarujá, que atende a população do Lar Paraná; um no Jardim Cidade Nova; dois grandes reservatórios para atender região central e outros bairros; além do reservatório no Tropical I, que abastece os Jardins Modelo, Batel, Santa Cruz, Piacentini e o Tropical II. Hoje a Sanepar possui capacidade de produção de 190 litros de água por segundo. Com o término das obras de ampliação do sistema, haverá capacidade para produzir 350 litros de água por segundo.

Orientação

Usar a água tratada com responsabilidade é fundamental para evitar a escassez dos recursos hídricos. Nesta época de ondas de calor e estiagem é imprescindível priorizar o uso da água potável para alimentação e higiene pessoal. Atividades como lavar carros, regar jardim e lavar calçadas com mangueiras devem ser evitadas.

O aproveitamento de água do enxágue do tanque ou máquina de lavar roupas pode ser feito para limpeza da casa e rega de plantas. A água de aparelhos de ar condicionado também pode ser reaproveitada e usada na rega de plantas, por exemplo.

Outras dicas de economia são: tomar banhos mais rápidos, no máximo, cinco minutos; não deixar crianças brincando com chuveiros e mangueiras; manter limpa a água das piscinas infantis com o uso de água sanitária, sem esvaziá-las; cobrir as piscinas infantis à noite para evitar evaporação e conservar a água limpa, fechar a torneira enquanto escova os dentes, entre outras.