Com anulação da consulta para direção-geral da UTFPR de Campo Mourão, nova data é definida

A consulta à comunidade universitária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, para a escolha da nova direção-geral para o quadriênio 2025-2029, que aconteceria na quinta-feira passada (10), precisou ser anulada. A nova data será no dia 23 de abril, quando também acontecerá segundo turno no dos campi de Curitiba e Londrina.

Em nota à comunidade acadêmica, a Comissão Eleitoral Paritária comunicou que a decisão foi necessária devido a um problema de comunicação durante o envio de lembretes para votação no dia anterior à consulta. Na ocasião, os lembretes foram enviados a partir de dados de urnas relativas ao pleito de 2021, que já estavam desativadas.

O comunicado informou, ainda, que a falha ocorreu sem dolo, mas, apesar disso, a situação geraria desinformação. Isso porque os links enviados no dia em que a consulta ocorreria eram diferentes dos encaminhados no lembrete do dia anterior, “o que impediria que o(a) eleitor(a) participasse do processo eleitoral, comprometendo o resultado como um todo”, justificou o informativo.

Assim, de acordo com a comissão, a nova data foi definida para garantir a lisura, a transparência e a equidade do processo. Os links de votação ficarão desativados e as urnas permanecerão fechadas até o dia 23 de abril. O processo de consulta informal está acontecendo em mais 11 dos 13 campi da instituição. Após a escolha dos(as) diretor(as)-geral(is) pela comunidade universitária, os nomes serão encaminhados para o Conselho Universitário da UTFPR (Couni) para a consulta formal.

Candidatos

No campus de Campo Mourão, dois candidatos estão na disputa: o atual diretor, professor Roberto Ribeiro Neli, e a professora Cristiane Kreutz, disputando pela primeira vez. Podem votar professores, técnicos administrativos e discentes da instituição. A votação secreta acontecerá das 8 às 21 horas, por meio eletrônico e remoto, com sistema definido pela comissão eleitoral responsável.

Votação nos demais campi

Apucarana
Thiago Gentil Ramires – 70,9%
Manoel Messias Alvino de Jesus – 27,1%
Lucio Agostinho Rocha – 1,9%

Cornélio Procópio
Wagner Fontes Godoy – 79,1%
Alexandre Rômolo Moreira Feitosa – 20,8%

Curitiba (segundo turno)
Paulo Daniel Batista de Sousa – 34,87%
Euclides Alexandre Bernardelli – 34,80%
Guilherme Alceu Schneider – 30,2%

Dois Vizinhos
Marina Celant De Prá – 100% dos votos

Francisco Beltrão
Paulo Júnior Varela – 100% dos votos

Guarapuava
Marcelo Henrique Granza – 100% dos votos

Londrina (segundo turno)
Alireza Mohebi Ashtiani – 44,06%
Admilson Lopes Vieira – 25,4%
Marcos Massaki Imamura – 20,9%
Rogerio Tondato – 9,6%

Medianeira
Claudio Leones Bazzi – 100% dos votos

Pato Branco
Neimar Follmann – 63,4%
Gilson Ditzel Santos – 36,5%

Ponta Grossa
Abel Dionizio Azeredo – 60,8%
Regina Negri Pagani – 33,4%
André Hekermann Buss – 5,7%

Santa Helena
Adriana Maria Meneghetti – 100% dos votos

Serviço

Os currículos e as propostas dos candidatos à direção-geral da UTFPR de Campo Mourão podem ser consultados acessando os seguintes links: https://tinyurl.com/yreu8umw (Roberto Ribeiro Neli) e https://tinyurl.com/davj3y5x (Cristiane Kreutz). Um debate on-line entre os candidatos foi realizado recentemente e pode ser acessado no perfil do Instagram do Diretório Central dos Estudantes (DCE), @dceutfprcm.