Com atendimento a 65 mulheres em 2024, CRAM atua no combate à violência doméstica
Oferecer acolhimento, apoio e interromper o ciclo de violência doméstica, esses são alguns dos objetivos do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Campo Mourão. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Seaso), o serviço implantado há pouco mais de dois anos atendeu 65 mulheres em 2024, desempenhando uma importante atuação no combate à violência de gênero no município.
Atendendo mulheres de 18 a 59 anos em contextos complexos, o CRAM é um local estratégico de assistência social para mulheres em situação de violência. Esse espaço de acolhimento é construído por meio da escuta qualificada, apoio psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico.
O objetivo principal é interromper o ciclo de violência doméstica, respeitando a autodeterminação das vítimas atendidas. A equipe, composta profissionais das áreas de assistência social, psicologia e direito, trabalha para fortalecer a autoestima e promover decisões conscientes, garantindo direitos, prevenindo novos episódios de violência, empoderando, bem como capacitando e encaminhando as mulheres atendidas ao mercado de trabalho, para que se sintam completas e capazes de seguir a vida sem sofrimento.
Atendimento
Qualquer mulher que esteja passando por algum tipo de violência – física, psicológica, patrimonial, emocional, entre outros – e não consiga tomar uma atitude para sair dessa condição pode procurar o serviço. As equipes especializadas do CRAM asseguram atendimento sigiloso. Além disso, as mulheres também poderão ser encaminhadas para outros serviços da rede de proteção.
“O CRAM é um serviço essencial no enfrentamento à violência de gênero em nosso município. Nosso compromisso é garantir que toda mulher tenha acesso a seus direitos, superando a violência com dignidade e autonomia”, explica Márcia Calderan de Moraes, secretária de Assistência Social.
Serviço
O CRAM está localizado na Avenida João Bento, nº 2245, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Contatos também podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou telefone (44) 3518-4424 (ligação ou mensagem no WhatsApp).