Com aumento de casos da Covid-19, prefeitura de CM publica decreto sobre uso de máscaras
Com uma média diária de 10 casos confirmados de Covid-19, situação que preocupa a Saúde, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, assinou decreto estabelecendo medidas para o uso de máscara de proteção na prevenção à doença. O documento foi publicado no órgão oficial do município dessa terça-feira (22). Ou seja, já está em vigor.
O decreto torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos moradores que estiverem em locais de serviços de assistência à saúde. A medida, na verdade, já estava vigorando desde março, mas a população vinha desobedecendo.
O município recomenda também o uso do acessório ao morador que apresentar qualquer sintoma respiratório, em ambientes fechados e abertos; nas escolas e instituições de ensino superior, públicas e privadas; locais fechados onde há grande aglomeração de pessoas e no transporte coletivo urbano de passageiros.
“Todos os estabelecimentos deverão continuar cumprindo os protocolos e orientações sanitárias no que se refere à prevenção da contaminação e propagação da Covid-19, especialmente o uso de álcool em gel”, ressalta o decreto. Conforme o documento, “medidas restritivas” podem ser revistas a qualquer momento na cidade com base na situação epidemiológica.
Nesta semana, o Comitê de Crise da Covid voltou a se reunir em Campo Mourão devido ao aumento de moradores infectados com a doença. A preocupação é que a cidade sofra um novo ‘boom’ de casos, sobrecarregando o sistema de saúde. O município tem 395 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia e acumula mais de 31 mil casos.
O secretário da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, chama atenção para o ‘relaxamento’ da população em relação à prevenção à doença. “Graças a vacina não temos internamentos, mas essa negligência em relação às doses de reforço da vacina nos preocupa”, observou.
Para se ter ideia, de 63.207 pessoas aptas a receberem a 4ª dose da vacina, apenas 26.154 (41,37%) foram imunizadas. Ou seja, quase 60% da população maior de 18 anos ainda não completaram o esquema vacinal. A menor adesão está na faixa etária entre 18 e 24 anos (12,21%). Dos que estão aptos a receberam a 3º dose, apenas 60% foram imunizados.
Em outros municípios da região, a Covid-19 voltou a preocupar também. São os casos de Goioerê e Luiziana, cujas administrações municipais já emitiram recomendações e fizeram publicação de decretos com medidas para evitar que a doença volte a avançar. A Comcam soma mais de 88,5 mil casos acumulados de coronavírus. São 1.229 óbitos pelo vírus.