Com aumento de casos, Detran alerta para golpes sobre compra e venda de carros pela internet
Anúncios de compra ou venda de carros e motocicletas com preços atrativos têm se tornado cada dia mais comuns na internet, principalmente em redes sociais. Os baixos valores chamam atenção de quem está à procura de um veículo e o que seria um bom negócio, muitas vezes acaba se tornando em prejuízo e muita dor de cabeça por se tratar de golpe.
Este tipo de crime tem registrado aumento significativo nos últimos tempos em Campo Mourão e região. Para se ter ideia, nos últimos dois anos, a cada mês, em média duas a três vítimas procuram a polícia na região para denúncias contra este tipo de golpe. Por este motivo, o chefe da 8ª Ciretran de Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva, alerta a população para que tome cuidado para não se tornar mais uma vítima deste tipo de crime. Ele alerta que só faça a negociação de veículos, preferencialmente de forma presencial e evite qualquer transferência de dinheiro ou de documentos antes de tomar conhecimento do bem que está sendo adquirido ou vendido.
Nosso alerta é para que as pessoas desconfiem sempre quando virem um veículo anunciado com preço muito abaixo do mercado, negocie diretamente com comprador e vendedor. Só compre um veículo se você fizer o pagamento para o vendedor. Só venda um veículo diretamente para o comprador. Jamais façam o pagamento do veículo para um terceiro. Os golpes são aplicados nos mais variados tipos de veículos, motos, carros, caminhonetes e caminhões, e valores que ultrapassam R$ 100 mil”, orientou.
Ele disse que nestes casos, o Detran ‘nada pode fazer’ para ajudar as vítimas já que o bloqueio do veículo só pode ser realizado com ordem judicial. “Caso você tenha sido vítima de um golpe como este, orientamos a procurar imediatamente a Polícia Civil e protocolar boletim de ocorrência. Após isto, procure um advogado de sua confiança e entre imediatamente com ação judicial para tentar recuperar seu dinheiro”, ressaltou. De acordo com Silva, nos últimos dias pelo menos quatro pessoas que caíram neste tipo de golpe foram atendidas na Ciretran em Campo Mourão para tentar o bloqueio dos veículos.
O chefe da Ciretran explica que os golpistas clonam anúncios de vendas que estão disponíveis em sites ou redes sociais e anuncia os veículos com valores abaixo da tabela. Ao fazer contato com a vítima, se passa de vendedor e para o proprietário do carro como comprador. As vítimas chegam a se encontrar pessoalmente, sem a presença do “intermediário”, mas por orientação não falam sobre valores nem comentam sobre a existência dessa terceira pessoa.
O estelionatário mantém contato com as vítimas apenas por aplicativos de mensagens, e é comum ele alegar parentesco com uma ou outra parte envolvida, o que acaba alimentando erroneamente a credibilidade da venda”, alertou o chefe da Ciretran.
Ainda segundo ele, após toda negociação ocorrer por troca de mensagens, o criminoso acaba convencendo o comprador a transferir o dinheiro para a conta de um terceiro, um laranja, concretizando o golpe, já que a vítima ‘nunca’ receberá o veículo negociado. “É preciso ficar atento, jamais comprar ou vender qualquer bem através de intermediários. Certifique-se de negociar apenas com o proprietário, e nunca transfira ou deposite valores na conta de terceiros”, ressaltou.
Outra dica de Oliveira é que as pessoas não compartilhem informações pessoais, documentos ou dados bancários com estranhos. “E sempre que suspeitar de algo errado acione a Polícia Militar”, falou.