Com data definida, 35º Costelão de São José voltará a ser realizado no 1º semestre do ano

O tradicional Costelão de São José, que este ano vai para a 35º edição, voltará a ser realizado no primeiro semestre do ano, no Seminário Propedêutico de Campo Mourão. A data já foi definida: será no dia 4 de maio. O evento, em prol dos seminários diocesanos Propedêutico (Campo Mourão), de Filosofia (Maringá) e de Teologia (Cambé), seguirá com o mesmo formato, servindo, como prato principal, o famoso costelão de dois fogos.

O presidente da festa, padre Adilson Mitinoru Naruishi, explicou que, por muito tempo, o evento foi realizado no início do ano, concentrando-se em datas que se aproximavam do Dia de São José, padroeiro do município, comemorado em 19 de março. Porém, segundo ele, em respeito ao período quaresmal, em que muitos fiéis fazem abstinência de carne e por ser um tempo de recolhimento, a festa passou a ocorrer em meses posteriores, como em maio.

Por sua vez, após o falecimento de dona Carmem, benfeitora da diocese e irmã de Dom Virgílio, ocorrido em 16 de setembro de 2007, a festa passou a ser concentrada nesse mês, em sua memória. A data também foi instituída, pelo então bispo de Campo Mourão, Dom Mauro, como o Dia dos Seminários Diocesanos.

No entanto, conforme informou o sacerdote, em 2025, a comissão organizadora decidiu antecipar o evento para o início do ano novamente, atendendo ao pedido de diversos participantes. “Setembro tem muitas festas acontecendo em Campo Mourão, já é final de ano, período de plantio. Então, nós preferimos fazer a experiência este ano de tentar voltar no começo do ano”, justificou o religioso.

A festa

Apesar da antecipação da data, a festa continuará com o mesmo formato dos anos anteriores. Haverá a opção de adquirir o costelão de dois fogos inteiro, servindo aproximadamente 20 pessoas, o churrasco, para até 5 pessoas, ou o buffet livre individual adulto e infantil. Segundo o padre Adilson, os convites, com valores a serem definidos, estarão à venda até o final de fevereiro, nas secretarias das paróquias pertencentes à Diocese de Campo Mourão e na Cúria Diocesana.

O show de prêmios, no valor total de R$ 30 mil, também será mantido. Mais informações serão divulgadas em breve. Além de contar novamente com atrações que participaram no ano passado, como clubes de motociclistas e grupos ciclísticos, por exemplo, os organizadores também estão vendo a possibilidade de ampliar algumas atividades no dia da festa.

O padre lembrou que a edição anterior foi um sucesso, reunindo grande público no Seminário São José, mesmo com muita chuva no dia do evento. Conduto, as condições climáticas acabaram comprometendo o espaço kids que foi montado na área externa, prejudicando a diversão das crianças.

Pensando nisso, uma das novidades para este ano, revelada pelo presidente, é a organização de um “berçário” no local, onde profissionais capacitados poderão desenvolver atividades lúdicas e acompanhar as crianças menores, permitindo que os pais aproveitem a festa com tranquilidade. “Devido ao grande sucesso da festa do ano passado de público e de organização, este ano, nós queremos ampliar ainda mais as atividades internas da festa”, salientou o presidente.

A cada ano, o evento atrai milhares de pessoas de toda a região. No ano passado, por exemplo, contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas. A expectativa é de que o 35º Costelão de São José também seja um sucesso. “Nós deixamos aqui o nosso convite para que todos possam participar, estar conosco neste momento de celebração, trazer as suas famílias”, convidou o padre.