Com duas apresentações, Campo Mourão receberá premiado espetáculo de dança ‘Amana’
Nesta sexta-feira (22) e sábado (23), às 20 horas, Campo Mourão receberá o premiado espetáculo de dança “Amana”. Serão duas apresentações, realizadas na Casa da Cultura Tomaz Edison de Andrade Vieira. A entrada é gratuita ao público, sendo que os ingressos devem ser retirados uma hora antes, no local.
O espetáculo tem como tema a história de Magó, bailarina e capoeirista maringaense vítima de feminicídio no ano de 2020. A coreografia é de Ana Clara Poltronieri, irmã de Magó. Em tupi, Amana significa “água que cai do céu”. A água, elemento feminino, conduz o caminho desse rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. Trata-se de uma cena em que o momento presente e a memória se misturam para contar as lembranças amorosas, a luta e o luto.
Também é responsável pelo espetáculo a diretora Tânia Farias. As criadoras tiveram a intenção de fazer da performance – construída com movimento, palavra e depoimento, de forma poética e sensível – um gesto de “basta” ao feminicídio e à violência sofrida constantemente pelas mulheres. O projeto arquitetônico cenográfico foi idealizado por Fernanda di Benedetto.
Durante as duas sessões, haverá medidas de acessibilidade, com tradução simultânea em Libras. Já no sábado, também terá audiodescrição. Amana, que seguirá turnê em outros municípios do noroeste Paraná até janeiro de 2025, faz parte de um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná –, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Temporadas e premiações
Em maio deste ano, Amana participou do Festival Equilibri, da Associazione Arterego, na Itália. As apresentações marcaram o Dia de Magó, em manifestação pública de repúdio ao feminicídio. Ana Clara também esteve em temporada com o espetáculo Amana em Maringá, em 2023 e 2024, e em Porto Alegre, em 2023. Nesse mesmo ano, o espetáculo foi levado a São Paulo, no Teatro Centro da Terra.
Duas grandes premiações já marcaram a artista e o espetáculo. O mais recente foi o Prêmio Denilto Gomes 2024, da Cooperativa Paulista de Dança, um dos mais importantes do país. Ana Clara também foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (Seção Paraná), na categoria Cultura Arquitetônica pelo Cenário, composto por mais de 70 potes de vidro com água em cena.
Ana Clara Poltronieri
Ana Clara é graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Técnica Klauss Vianna pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também é formada em dança pela Art Factory International, no programa Dance Start Up IV, sob direção de Brigel Gjoka’s – Bologna (Itália). Concluiu participação no programa de formação interdisciplinar em dança contemporânea ‘MoDem’ – coletivo jovem da companhia Zappalà Danza – Sicilia (Itália), com direção de Roberto Zappalà.
Artista da dança independente e educadora somática, Ana Clara busca, por meio de seus movimentos, a consciência corporal e a expressividade, trabalhando em estado de presença e reatualização de presença ao mover-se. Cocriadora, diretora e intérprete da Cia Duo Due de dança, ela colabora com diversas companhias e grupos de dança e música do Brasil e Europa. Atua em projetos comunitários, solidários e voluntários de difusão da arte, da dança, pela cultura da paz e não violência, pelos direitos da mulher (pelo direito à liberdade de ser de todas as pessoas).
Serviço
Espetáculo: “Amana”
Datas: sexta-feira (22) e sábado (23)
Horário: 20 horas
Local: Casa da Cultura – Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 624-746, centro
Entrada: retirada de ingresso gratuito uma hora antes da apresentação, no local
Classificação indicativa: 16 anos