Com ‘mais histórias para contar’, Silvio Walter lança novo livro nesta quinta-feira

O jornalista e escritor Silvio César Walter fará um coquetel de lançamento de seu novo livro nesta quinta-feira (27), às 20 horas, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Egydio Martello, em Campo Mourão. Com relatos de figuras emblemáticas na cidade, a obra intitulada “Eu tenho mais histórias para contar” é, de certa forma, um complemento da primeira versão, “Eu tenho histórias para contar”, lançada há quase um ano.

Segundo Walter, a coletânea é formada por causos e histórias com homenagens e, inclusive, agradecimentos, dando sequência ao livro anterior. Com diversas curiosidades e reconhecimentos, o autor resgata boa parte da história de Campo Mourão, assim como acontecimentos na região.

Entre as histórias, destaca-se a de Maria Aparecida, uma mulher guerreira que continuou os estudos no curso de Direito, em Maringá, mesmo enfrentando um câncer. Já com os filhos adultos, ela persistiu, para incentivar os filhos – hoje todos formados, com especializações até no exterior – a valorizar os estudos.

Uma tragédia no Distrito de Sales de Oliveira, em Campina da Lagoa, que está completando 20 anos, também faz parte do repertório da obra. Na época, um espetáculo de circo foi marcado pelo assassinato do palhaço e da mulher do proprietário do circo. A maior tragédia da história de Campo Mourão, ocorrida há 50 anos, com a morte de quatro irmãos afogados no lago da Usina, é mais um dos episódios retratados no livro.

Sempre buscando manter a memória de sua própria família viva, Walter traz, ainda, relatos de seu saudoso bisavô, Jorge Walter, pioneiro desbravador de Campo Mourão, além de outros familiares. “Tem causos e mentiras que eram contados pelo meu tio no sítio. Eu sempre escrevo as primeiras histórias disso. Ele tinha um talento muito grande para contar causos: Jorge Guilherme de Paula Walter”, comentou o escritor.

As demais narrativas estarão à disposição para serem descobertas pelos leitores. O prefácio da obra foi produzido por José Pochapski, professor e ex-prefeito de Campo Mourão. Já a mensagem na contracapa foi escrita pelo atual secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso. A ilustração da capa foi feita com uma foto de Irineu Ricardo, da nova Capela de Santa Teresinha do Menino Jesus, que foi construída pelo produtor rural Antônio Gancedo no Salto Boicotó, na divisa de Campo Mourão com Corumbataí do Sul.

Silvio César Walter

Filho de Silvio de Paula Walter e Silvanira Sauer Walter e neto e bisneto de pioneiros de Campo Mourão, Silvio César Walter nasceu no município no dia 26 de junho de 1975. Estudou na Escola Cristo Rei e nos Colégios Estadual, Osvaldo Cruz e Marechal Rondon. Cursou Geografia na antiga Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atual Unespar, e é pós-graduado em Educação, Planejamento e Gerenciamento de Meio Ambiente.

Prestou serviços na empresa Trombini Veículos (Concessionária Chevrolet) e no Jornal Tribuna do Interior. Ocupou cargos de Assessoria de Imprensa nos municípios de Goioerê, Mamborê e Campo Mourão, em duas gestões, bem como na Comunidades dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e no Governo do Paraná – Secretaria de Estado do Esporte e Turismo e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Atualmente ocupa a função de Diretor de Imprensa no município de Farol.

Em dezembro de 2024, Walter também lançou a obra “Darcy Deitos o Cidadão”, sendo o primeiro escritor mourãoense a publicar dois livros no mesmo ano e três livros em um intervalo de 12 meses. Além de suas próprias obras lançadas, o autor já teve textos de autoria dele publicados em outro livro.

A colaboração aconteceu em 2009, na obra “Mulheres que abriram caminhos”, por meio de um projeto organizado pela antiga Secretaria Municipal da Mulher de Campo Mourão. A intenção era fazer uma homenagem às mulheres, sendo que três das histórias foram produzidas por Walter.