Com oferta de bolsas, UTFPR de Campo Mourão faz seleção para clube de Astronomia
O “Clube das EstrELAS: Elas na Astronomia”, projeto desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, está recebendo inscrições gratuitas, até o dia 4 de novembro, para iniciar as atividades no ano de 2025.
Podem se inscrever meninas matriculadas no 8º e 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, prioritariamente negras, indígenas e/ou em condição de vulnerabilidade, pelo seguinte link: https://tinyurl.com/mr7zydw6. A seleção presencial está prevista para o dia 23 de novembro, sendo que o resultado final será divulgado pela instituição até 02 de dezembro deste ano.
As selecionadas receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00 no período de três anos. O objetivo do projeto é incentivar as meninas da educação básica e engajá-las nas ciências e tecnologias a partir da Astronomia, promovendo também a emancipação e a autonomia do público-alvo, mediante estudos de Astronomia, gênero, raça e classe, por exemplo.
Para isso, a partir de fevereiro de 2025, em data a ser anunciada posteriormente, as participantes do projeto deverão comparecer ao Polo Astronômico Rodolpho Caniato, na UTFPR de Campo Mourão, quinzenalmente, aos sábados, das 8h30 às 11h30.
Inicialmente, elas discutirão assuntos sobre Astronomia, evoluindo, em uma segunda parte do projeto, para questões interdisciplinares. Entre as atividades que serão realizadas, estão: participação em sessões de Planetário, construção e lançamento de foguetes e aprendizagem de conceitos da área.
Haverá, ainda, construção de maquetes, observações astronômicas, mentoria acadêmica, discussões de questões sociais – tais como gênero, raça, classe, cotas, mulheres nas ciências e tecnologias –, além de produção de projetos de pesquisa.
Clube das EstrELAS
O Clube das EstrELAS é um dos projetos que faz parte do Polo Astronômico Rodolpho Caniato, da UTFPR de Campo Mourão. É coordenado pela professora Camila Maria Sitko e tem como objetivo promover ações de divulgação, popularização e incentivo da participação de meninas e mulheres na Astronomia. Para isso, há a produção de material midiático, didático, oficinas para a comunidade escolar e promoção/participação em eventos na área.
Essa também é uma forma de incentivar a entrada e a permanência do público feminino nas ciências exatas, engenharias e computação. Assim, as participantes constroem projetos de pesquisa, para participarem de eventos científicos e, dessa forma, iniciarem “oficialmente” suas trajetórias na Ciência.
No terceiro (e último) ano de projeto, as clubistas são orientadas a criarem clubes científicos em suas próprias escolas, como forma de promover lideranças científicas.
Serviço
Dúvidas podem ser sanadas enviando um e-mail para a coordenadora do projeto: [email protected]. O público-alvo tem até o dia 4 de novembro para garantir inscrição gratuita (https://tinyurl.com/mr7zydw6) e participar posteriormente da entrevista pessoal para seleção das clubistas.