Comcam chega a 89 confirmações de dengue e passa de 600 casos suspeitos

Assim como o coronavírus (Covid-19), a dengue também segue avançando na Comcam e deixa as autoridades municipais de Saúde em alerta. Boletim informativo atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), aponta que a região chegou a 89 confirmações da doença. Casos suspeitos notificados já são 611. São 11 novos casos em uma semana. Na semana anterior as confirmações eram 78.

Além da dengue, a Sesa notificou mais um caso suspeito de Febre Chikungunya. Desta vez na cidade de Janiópolis. Os municípios de Rancho Alegre D’ Oeste e Terra Boa também já tinham uma notificação cada, totalizando três suspeitas da doença na região. A Chikungunya é um arbovírus transmitido também pelo Aedes aegypti. Causa febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, inchaço e limitação de movimento.

Os municípios com casos de dengue na Comcam são Araruna (1); Barbosa Ferraz (8); Campina da Lagoa (9); Campo Mourão (1); Engenheiro Beltrão (1); Goioerê (1); Iretama (8); Mamborê (2);  Moreira Sales (6); Nova Cantu (1); Peabiru (3); Quinta do Sol (2);  Roncador (2); Terra Boa (6); Ubiratã (38). Ubiratã é a cidade que continua registrando mais casos. 

Já as cidades com casos suspeitos de dengue são Altamira do Paraná (6); Araruna (11); Barbosa Ferraz (80); Boa Esperança (3); Campina da Lagoa (34); Campo Mourão (26); Corumbataí do Sul (14); Engenheiro Beltrão (21); Farol (1); Fênix (5); Goioerê (49); Iretama (20); Janiópolis (11); Juranda (20); Luiziana (3); Mamborê (15); Moreira Sales (38); Nova Cantu (3); Peabiru (19); Quarto Centenário (2); Quinta do Sol (24); Rancho Alegre D’Oeste (3); Roncador (40); Terra Boa (36); e Ubiratã (127). 

O período epidemiológico da dengue começou em agosto e segue até o final de julho de 2021. O ciclo anterior da dengue encerrou em julho deste ano com 15.394 confirmações e 26.095 notificações na Comcam. Nove municípios registram mais de 1 mil casos da doença. Foram contabilizadas ainda 14 mortes pela doença nas cidades de Barbosa Ferraz (7); Juranda (1), Nova Cantu (3), Peabiru (1), e Ubiratã (2). Cidades que enfrentaram epidemia foram 18.

A chefe de Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Alessandra Granado, pede que a população redobre os cuidados com a limpeza de seus quintais. “Com as chuvas freqüentes e o forte calor a tendência é de que o mosquito tenha mais facilidade de se proliferar. O ideal é eliminar criadouros de larvas para que não haja o mosquito”, frisou, ao lembrar que 90% dos criadouros do mosquito são encontrados em domicílio. “Cada um tem que fazer a sua parte”, ressaltou. 

Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou 132 novos casos de dengue. O estado soma agora 1.192 casos no período epidemiológico. Deste total, 905 são ocorrências autóctones, ou seja, as pessoas foram contaminadas nas cidades de residência. Hoje, 158 municípios paranaenses apresentam casos confirmados.

O boletim informa 12.303 notificações para a dengue; são 1.217 a mais que na semana anterior. A Secretaria de Estado da Saúde segue realizando ações de enfrentamento da dengue, principalmente, com a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento dos usuários da rede de saúde pública.

Nesta quinta-feira (3), a Sesa encerra o ciclo de webconferências sobre atualização dos manuais de manejo clínico da doença na Urgência e Emergência e sobre a integração das áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde no atendimento e orientações aos usuários do SUS. Os encontros, promovidos pela Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, começaram em outubro e já reuniram mais de 800 trabalhadores.