Comcam prossegue com ações da campanha “Novembro Azul”
Vários municípios da região de Campo Mourão prosseguem com as ações da campanha “Novembro Azul”. Em Campo Mourão, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde atenderão em horário especial nesta quarta-feira (18). Todos os postos de saúde estarão funcionando das 17 às 21 horas hoje.
Os homens poderão solicitar exames de rotina nas unidades, que oferecerão ainda exames de cálculo de IMC, orientações sobre alimentação saudável, atendimento médico e odontológico, testes rápidos e vacinação. Conforme a coordenadora da Atenção Básica em Saúde de Campo Mourão, Suelen Lima, devido da pandemia de coronavírus, algumas atividades não estão sendo realizadas este ano.
A 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão vem reforçando na região junto aos municípios a importância da intensificação de ações alusivas à campanha. “Reforçamos a orientação para que os atendimentos nos postos de saúde sejam com agendamento para evitar aglomeração, seguindo, desta forma, os protocolos da saúde em prevenção ao Covid-19”, reforçou a enfermeira Maria Elizabete Silva Barbosa, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da 11ª Regional.
Maria Elizabete destaca que a campanha é marcada principalmente por lembrar a importância dos exames de prevenção contra o câncer de próstata, o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos.
“Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos”, disse a enfermeira. No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte dos homens e corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo. A partir dos 50 anos todos os homens devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina.
Ainda conforme Maria Elizabete, a atenção primária da 11ª Regional da Saúde estimula e ampara as ações desenvolvidas pelos municípios para tentar reverter estes números. Ela lembrou que as Unidades Básicas de Saúde e equipes de Estratégia de Saúde da família oferecem agendamento de consultas que favorece desde o esclarecimento de dúvidas simples até a realização de testes rápidos, exames, encaminhamentos quando necessários e acompanhamentos adequados a idosos, portadores de hipertensão e/ou diabetes de alto risco, alcoólatras, transtornos mentais, entre outros.
Grupo da TRIBUNA DO INTERIOR no WhatsApp
Receba as principais notícias de Campo Mourão e região no seu WhatsApp, participe de nosso grupo, basta acessar este link.