Comcam vacinou 71.047 pessoas contra gripe até o momento; ‘Dia D’ foi cancelado
Desde a abertura da campanha de vacinação, no dia 23 de março até agora, 71.047 pessoas já foram imunizadas contra Influenza na Comcam. O número representa 55,2% do público alvo esperado para a vacinação: 128.846. Os dados foram repassados à TRIBUNA pela Seção de Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. O “Dia D” de vacinação que estava previsto para este sábado (9), foi cancelado pelo Ministério da Saúde e pela Coordenação Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Até o momento, foram imunizados na região 46.713 idosos; 6.976 trabalhadores da saúde; 412 pessoas privadas de liberdade; 126 funcionários do sistema prisional; 284 agentes das forças de segurança e salvamento; 1.384 caminhoneiros; 179 motoristas do transporte coletivo; 14.973 pessoas com comorbidade; e 3.205 adultos de 55 a 59 anos.
Os grupos alvos vacinados na primeira etapa da campanha – idosos e profissionais de saúde-, tiveram a meta de vacinação superada na Comcam. No grupo dos idosos, a cobertura vacinal varia entre 92% a 117%, enquanto no grupo de trabalhadores da saúde, a taxa de vacinação está entre 63% a 136%.
Conforme os números da Regional, em Campo Mourão vacinaram 11.516 idosos; 2.826 trabalhadores da saúde; 150 pessoas privadas de liberdade; 55 funcionários do sistema prisional; 202 das forças de segurança; 655 caminhoneiros; 24 motoristas do transporte coletivo; 3.413 pacientes com comorbidade; e 798 adultos de 55 a 59 anos.
A enfermeira chefe de Seção de Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, observou que este ano, a procura pela vacina pela população idosa foi bastante grande. O motivo pode ser a pandemia de coronavírus (Covid-19), apesar de a vacina não proteger contra este vírus.
“Dia D” cancelado
Evandra informou que o “Dia D” de vacinação que estava previsto para este sábado (9), foi cancelado pelo Ministério da Saúde e pela Coordenação Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Além disso, a 3ª fase da campanha de vacinação, que tem início na próxima segunda-feira (11), foi dividida em duas etapas: dos dias 11 a 17 deste mês, primeira etapa, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com deficiências; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto.
Já na segunda etapa desta faze, do dia 18 de maio a 5 de junho, serão vacinadas pessoas adultas de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. “É muito importante que estes públicos se atentem a estas destas”, orientou Evandra.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos. Os sintomas da doença incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. Quando há suspeita de gripe (influenza), deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica o mais breve possível e iniciar o tratamento com o antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar.
Em Campo Mourão, Saúde fará vacinação contra gripe a crianças neste sábado
Em Campo Mourão, a secretaria municipal de Saúde dará continuidade neste sábado (9) a campanha de vacinação contra a gripe para crianças de seis meses a menores de 6anos. O atendimento será das 8 às 14 horas, nas unidades de Saúde da Vila Urupês, Copacabana, Centro Social Urbano, Alvorada, Cidade Nova, Tropical, Paulista, Modelo, Lar Paraná, Pio XII, Cohapar e Damferi.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, lembra que este ano o Ministério da Saúde está enviando as vacinas de forma escalonada aos Estados, que repassa aos municípios por meio da Regional de Saúde.
“Como durante a semana as unidades de saúde atendem pessoas com outros problemas de saúde, optamos por vacinar as crianças no sábado para não misturar com outros pacientes”, explica o secretário. A partir da próxima segunda-feira, dia 11, serão atendidos os demais grupos de risco da terceira etapa, que são gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.