Comércio aposta no Dia dos Pais para aquecer vendas durante pandemia
Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ter mudado o cenário do comércio em Campo Mourão, o segmento está com boas expectativas com as vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9).
Nesta semana, de segunda a sexta-feira, a pedido da Associação Comercial e Industrial (Acicam), a prefeitura liberou o funcionamento das lojas em horário normal – das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábado das 9 às 17 horas -, o que deverá fomentar as vendas e também contribuir para evitar a aglomeração de consumidores devido ao horário de atendimento estendido.
“É uma data que naturalmente aquece as vendas no comércio. Por isso nossa preocupação foi em pedir à prefeitura para o horário de atendimento voltar ao normal nesta semana que antecede a data para prevenir aglomerações”, destacou o presidente da Acicam, Ben-Hur Berbet.
No Brasil, o Dia dos Pais é o quinto melhor faturamento do varejo no ano, atrás do Natal, Dia das Mães, dos Namorados e da Criança. Segundo Berbet, a data é muito boa para o comércio. “A expectativa mesmo neste período de pandemia é animadora e os empresários mais uma vez estão apostando nas promoções, liquidações, diversificando planos de pagamento e criando formas de crediário mais fácil sem alterar as taxas de juros, entre outras iniciativas”, observou.
Conforme Berbet, pensando no potencial das vendas para a data, a Acicam está fazendo neste ano uma promoção para fomentar o comércio. Ele destacou que para viabilizar a participação de empresas de todos os portes, a entidade ofereceu quatro opções de kits, a partir de R$ 120,00, para a campanha promocional.
Para se ter ideia, a promoção deste ano terá a maior premiação da história para a data. O valor dos kits varia de acordo com o número de cupons para distribuição aos clientes (de 500 a 5.000 cupons) e a Acicam oferece condições especiais de pagamento as empresas participantes.
“Fomentar as vendas e fortalecer o comércio local neste período em que as atividades econômicas estão sendo afetadas pela pandemia de Covid-19 são os objetivos da promoção, que oferece prêmios aos consumidores e incentivos as empresas participantes”, destacou o presidente da Acicam. A campanha tem neste ano o seguinte tema: “Meu Pai Merece um Presentão”.
O prêmio principal será um cartão de crédito da Acicam com limite pré-determinado para o contemplado e outro para seu pai com um ano de fatura paga pela entidade. Também serão sorteados R$ 3 mil em 10 vale compras e ainda uma cervejeira. Além disso, as empresas que estão participando da campanha também poderão oferecer prêmios exclusivos para serem sorteados. O sorteio dos prêmios da promoção será no dia 14 deste mês, às 10 horas, na sede da Acicam.
Berbet destacou ainda que os comerciantes de Campo Mourão já estão habituados à prevenção ao coronavírus, oferecendo ambiente seguro de compra aos consumidores. “Temos realizado várias visitas ao comércio e constatado que o lojista vem fazendo a sua parte com medidas para conter o avanço do coronavírus obedecendo decreto municipal”, ressaltou. “Cabe à população também fazer a sua parte para que todos fiquem protegidos”, emendou. Ele disse que a expectativa é que o fluxo de consumidores aumente no comércio já no início desta semana, com o pico na sexta-feira e sábado. “O comércio está preparado para atender a demanda”, frisou.
Olho no Consumidor
Na relação dos segmentos que devem liderar as vendas do varejo estão vestuário, calçados, perfumaria e eletroeletrônicos. Fábio Bareta, gerente da Center Calçados, em Campo Mourão, disse que a expectativa é grande para este Dia dos Pais. Ele espera um aumento de 20% nas vendas em relação ao mês de julho. “A abertura do comércio em horário normal também vai ajudar bastante”, falou.
Bareta comentou que a loja está preparada para atender consumidores de Campo Mourão e região, seguindo todas as recomendações de prevenção ao coronavírus. “Estamos com grandes promoções para facilitar a compra com parcelamento com crediário próprio e sem juros”, frisou. Ele afirma que sempre pensa em crescimento nas vendas, mas este ano com a pandemia se vender igual ao ano passado já será vantajoso. Ele acrescentou que o consumidor já está em busca do presente do Dia dos Pais desde a semana passada.
O sócio proprietário de uma loja de celulares e eletrônicos na área central da cidade, Jaime Carvalho, aposta em um crescimento nas vendas entre 10% a 15% em relação ao mês passado. Segundo ele, as datas comemorativas sempre aumentam as vendas, ainda mais por ser uma loja de eletrônicos e os pais estão mais tecnológicos. “Para nós é uma data muito esperada”, afirmou. Ele disse que na loja o carro-chefe de vendas este ano será smartwatches, caixas de sons e celulares.