Comunidade Evangélica Luterana de Campo Mourão completa 70 anos nesta quarta-feira
Fundada em 1953, a Comunidade Evangélica Luterana de Campo Mourão está completando 70 anos nesta quarta-feira (15). A presença da igreja no município é carregada de muita história. Além disso, marca a participação da comunidade, que, embora relativamente pequena, é bastante atuante, conforme expõe o atual ministro religioso da instituição religiosa, o pastor Romildo Ricardo Ramlow.
Naturalmente capixaba, o pastor veio do Espírito Santo e estudou em Curitiba. Depois, atuou em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e, agora, no Paraná. Ele está em Campo Mourão desde fevereiro deste ano. Conta que o município tem uma comunidade relativamente pequena, mas vem aumentando bastante a participação depois da pandemia de Covid-19.
“O pessoal está voltando a participar, promovendo eventos aqui na comunidade, como teve o Einsbein recentemente, que é um joelho de porco. Também, agora, vai ter o costelão em novembro, no dia 26”, comenta.
Além desses eventos maiores, o religioso também menciona que são feitos, por exemplo, encontros de mulheres, crianças, homens, trabalho de diaconia e serviço social, para ajudar outras instituições aqui no município. “De forma especial, a gente costuma conscientizar que cada membro seja realmente uma testemunha durante a semana através do seu trabalho”, diz.
Para este ano, não haverá nenhum evento especificamente para comemorar os 70 anos da igreja. Mas, em 2024, quando a comunidade completará 71 anos, as comemorações prometem ser grandiosas, pois também será celebrado o jubileu de 200 da presença luterana no Brasil.
O pastor revela que será feito o lançamento de um livro. Nele, será contada a história das três comunidades que constituem a paróquia daqui do município, que abrange as de Campo Mourão, de Lageado, em Mamborê, e de Sussuí, em Engenheiro Beltrão. Para a produção do livro, foi montada uma equipe para fazer o levantamento da história de cada uma delas, que tem a sua história, em particular.
“Então, a gente quer escrever uma história da paróquia e das suas comunidades”, acrescenta. A proposta é lançar o livro até dia 31 de outubro de 2024, no dia da Reforma Protestante, celebrando os 200 anos da presença luterana no Brasil e, também, os respectivos aniversários das igrejas da paróquia.
“Como ministro religioso da comunidade aqui de Campo Mourão, tenho como propósito, a partir da própria confessionalidade luterana, que a comunidade, realmente, seja sal e luz, a partir do próprio evangelho de Matheus, quando Jesus se refere aos discípulos sendo sal da terra e luz do mundo, no capítulo cinco, e que, assim, a gente possa cumprir a missão, o propósito de Deus aqui nesta cidade de Campo Mourão, tanto no presente tempo quanto no futuro”, fala o pastor.
Igreja Luterana no Brasil
O pastor Romildo Ramlow explica que a Igreja Luterana surgiu em 1517, com a Reforma Protestante, na Alemanha, com Martinho Lutero. “Ela busca, a partir da sua confessionalidade, ser uma igreja que vive a partir do evangelho, sendo testemunha do evangelho, no Brasil e no mundo”, explica. Para isso, procura promover a comunhão, a paz, o amor e, de certa forma, ser também relevante para a própria sociedade em que ela se encontra.
Segundo os preceitos dessa instituição religiosa, o chamado de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, é uma vocação que precisa estar presente em todas as áreas da vida de cada um. O pastor cita como exemplo o trabalho, que deve ser um lugar que sirva como forma de testemunhar o amor de Deus.
Breve história da Igreja Luterana de Campo Mourão
A primeira Comunidade Luterana em Campo Mourão iniciou em 1953, com apoio do pastor Wilhelm Vollkamer. Ele veio da Alemanha um ano antes, com a intenção de formar um ponto de pregação, que, nesse momento, ocorria em uma casa. O primeiro templo da igreja foi construído na década de 1960.
Após 1964, quando a paróquia recebeu o primeiro pastor residente, Otto Paul Martin Merklein, muitos outros passaram pela comunidade ao longo do tempo. De acordo com o atual pastor, Romildo Ramlow, as entidades que compõem a paróquia hoje – Campo Mourão, Lageado e Sussuí –, faziam parte de Maringá. O religioso comenta que, desde, pelo menos, 1966, ela foi constituída aqui em Campo Mourão.
Conforme consta nos próprios documentos fornecidos pela instituição religiosa a respeito da trajetória dela, ‘com altos e baixos, a Comunidade Evangélica Luterana de Campo Mourão possui uma bonita e rica história’.