Conheça os destinos dos 37 alunos do NRE de Campo Mourão para intercâmbio internacional
Em 2025, 37 alunos da rede pública de ensino estadual de 14 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão farão intercâmbio em seis países de língua inglesa. Eles são estudantes da 1ª série do ensino médio e foram selecionados para participar da próxima edição do programa estadual Ganhando o Mundo.
Desses, 12 vão para o Canadá, sete para a Austrália, quatro para a Irlanda (novo destino do programa), cinco para a Nova Zelândia e quatro para o Reino Unido. Além disso, outros cinco que participaram do Ganhando o Mundo Agrícola vão para os Estados Unidos.
O edital com a divulgação da relação dos selecionados com os respectivos destinos foi publicado nessa quarta-feira (16) pela Secretaria de Estado da Educação. 32 estudantes da região estão entre os 1.200 selecionados em todo o Paraná. Já cinco das 100 vagas disponíveis no estado para a modalidade agrícola foram garantidas por discentes do NRE de Campo Mourão.
A técnica pedagógica do programa no NRE de Campo Mourão, Sara Cristina Romeiro, comentou sobre a alegria dos intercambistas ao conhecerem os países em que irão no próximo ano. “Os estudantes ficaram muito felizes! Uma mistura de ansiedade com felicidade, com medo do desconhecido, com curiosidade”, disse a profissional.
Agora, segundo Sara, com os destinos certos, o próximo passo é começar os trâmites burocráticos, como emissão de passaporte, documentação, carta de apresentação, visto, entre outros. Os intercambistas que irão para Nova Zelândia e Canadá deverão embarcar já em janeiro do ano que vem, enquanto os que terão destino para a Irlanda viajarão entre o primeiro e o segundo semestre. Os que irão para os demais países precisam aguardar finalizar o processo de licitação das empresas responsáveis pelas viagens para saberem o período de embarque.
Os alunos precisarão se preparar de diversas formas até viajarem, e eles já têm pelo menos uma reunião prevista para o próximo mês. “O primeiro encontro entre os intercambistas acontecerá no mês de novembro, no Núcleo Regional de Educação, com um “Café Cultural” para troca de experiências e expectativas”, informou a técnica pedagógica, acrescentando que o momento também reunirá os 34 participantes da edição do programa deste ano, que já retornaram ao Brasil.
Confira, a seguir, os destinos dos estudantes do NRE de Campo Mourão selecionados para os intercâmbios em 2025.
Austrália
- Gabrielli Garcia Faria (Araruna)
- Ana Catarina Rocha Leal (Corumbataí do Sul)
- Maria Izabela Amaral Gabriel (Iretama)
- Maria Luiza Vieira da Silva (Campina da Lagoa)
- Giovana Lorenna de Oliveira Feliciano (Campo Mourão)
- Eduardo Coelho Silva (Barbosa Ferraz)
- Nathan Almeida e Souza (Campo Mourão)
Canadá
- Isabella Casa Grande (Altamira do Paraná)
- Gabriel de Souza Lopes (Campina da Lagoa)
- Emanuele Correia da Silva (Mamborê)
- Adriano Martins de Sousa Junior (Roncador)
- Stefany Senger Roza (Campo Mourão)
- Giovana de Almeida Sanches (Engenheiro Beltrão)
- Thaina de Lima Godoi (Nova Cantu)
- Mariana Gonçalves Costa (Araruna)
- Nycollas Fedrigo (Campo Mourão)
- Victor Vilela Hernandes (Campo Mourão)
- João Pedro de Moura dos Reis (Peabiru)
- Vitor Hugo dos Santos (Campo Mourão)
Estados Unidos (Agro)
- Mariana Naida Istchuk (Campo Mourão)
- Maria Clara dos Santos Kanarski (Nova Cantu)
- Emilly de Carvalho Pitlovanciv (Iretama)
- Julia Moraes Ribeiro (Mamborê)
- Gustavo Oliveira de Santi (Campo Mourão)
Irlanda
- Bianca Mikaeli Camargo Bispo (Barbosa Ferraz)
- Clecia Juliane Picarski do Carmo (Roncador)
- Nicoli Mattia Avanço (Peabiru)
- Eloa da Silva Melo (Engenheiro Beltrão)
Nova Zelândia
- Isadora Emanuelle Zanelato da Silva (Luiziana)
- Julia Vitória Carvalho da Silva (Campina Lagoa)
- Beatriz Gabrielly Rodrigues Torres (Campo Mourão)
- Emilly Levinski Massano (Mamborê)
- Adriana Rafaeli Kulicz Lazzarini (Roncador)
Reino Unido
- Daniel Masaro Campaner Maeda (Nova Cantu)
- Amanda Yasmin dos Santos (Nova Cantu)
- João Gabriel Gomes (Campo Mourão)
- Witoria Nayumi Gmack Ussuda (Iretama)
Serviço
Outros 17 estudantes da região, residentes nos municípios de Goioerê, Janiópolis, Mariluz, Rancho Alegre d’Oeste, Ubiratã, Boa Esperança e Moreira Sales, que pertencem ao NRE de Goioerê, também farão intercâmbios no ano que vem. Os nomes de cada um e os respectivos países de destino podem ser consultados em: https://tinyurl.com/2s4ec5dy. Para conhecer o programa Ganhando o Mundo e ter acesso aos editais de todas as modalidades da iniciativa, os interessados podem acessar o site https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/.