Conselho Tutelar de Campo Mourão tem nova presidente
O Conselho Tutelar de Campo Mourão elegeu nesta semana a nova presidente. Trata-se da conselheira Marisa Barbosa Palma, que terá como secretária Zilda Modena. Ela ocupa o lugar deixado por Vilmara Queiroz de Souza, que ficou na presidência por seis meses, conforme acordo entre as conselheiras no início da gestão para que todas exercessem a presidência.
Manter um colegiado cada vez mais unido e divulgar melhor o trabalho do Conselho estão entre as metas da nova presidente. “Todas as decisões são tomadas em colegiado, pois nossas decisões interferem diretamente na vida das famílias”, justifica Marisa, que exerce o primeiro mandato como conselheira. “Esses dois primeiros anos de mandato foram bem difíceis por conta da pandemia e com o retorno das aulas presenciais nossa ideia é realizar palestras nas escolas”, explica.
Ela lembra que, junto com a rede de proteção, as conselheiras atendem um contexto familiar e não apenas a criança ou adolescente. “Trabalhamos com a vida das pessoas e pedimos sempre o apoio da sociedade pelos canais de denúncias. Estamos aqui para identificar possíveis direitos violados. É uma honra poder trabalhar com as demais conselheiras porque as demandas são muitas e nosso trabalho funciona 24 horas”, acrescenta, ao pedir apoio da imprensa para divulgação do trabalho.
Os maiores desafios apontados pela nova presidente é garantir que as políticas públicas cheguem até as crianças e adolescentes atendidos pelo órgão. “Os desafios são diários e os mais diversos, inerentes a cada família. O Conselho atua em conjunto com a rede de proteção que envolve várias áreas do serviço público”, ressalta a presidente.
Além dela e da secretária Zilda, integram o CT Vilmara Queiroz de Souza, Valdirene Neves e Silvana Pierini. Atualmente o Conselho está instalado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas já tem um terreno doado pelo município e recursos para construção da sede própria, através do Fundo da Infância e da Adolescência.